Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Um candidato a TI em saúde precisa de conhecimentos clínicos?

O debate sobre quais qualificações um candidato de TI precisa para trabalhar em um hospital ou na prática médica está aquecido

Se você acompanhou os noticiários nos últimos meses, com certeza deve estar ciente da escassez de profissionais de TI qualificados para ocupar cargos em hospitais e consultórios médicos. O bureau de estatísticas de trabalho dos Estados Unidos prevê que os trabalhos em informática em saúde saltem 18% até 2016 e que haja escassez de cerca de 50.000 trabalhadores de TI em saúde nos próximos cinco anos.

Poucas pessoas desafiam as estatísticas, mas o que está perturbando os candidatos ao emprego é que muitos gerentes de TI em saúde só querem pessoas com conhecimento em quadro clínico.

Essencialmente, o debate gira em torno desta questão: é mais fácil ensinar um generalista de TI os princípios clínicos necessários para trabalhar em um hospital ou prática, ou ensinar um clínico geral os princípios de TI?

Juliet Daniel, MD, diretora sênior de informática médica para Sistemas Comunitários de Saúde, que é responsável por mais de 130 hospitais em 29 estados, pensa que é a segunda opção. Durante uma entrevista por telefone, Daniel disse que é importante que alguém que trabalha em saúde “entenda o que é e como usar um EHR” do ponto de vista de um usuário final. “Saúde e fluxo de trabalho clínico são igualmente importantes. Se você for uma pessoa de TI e não compreendê-los ficará difícil para você ser influente.”

No nível gerencial, um conhecimento clínico certamente tem suas vantagens, especialmente se o profissional estiver em uma posição de ligação, como é o caso de Daniel. Ela passa parte de seu tempo traduzindo a recursos do departamento de TI e suas limitações para os médicos que querem ajustar as ferramentas de TI para que eles melhorem o atendimento ao paciente.
Mas Daniel acha que a preferência para o treinamento clínico deve se estender, por exemplo, para os funcionários de TI criarem uma base clínica. Construir conjuntos de pedido eletrônicos para um CPOE é mlehor feito por alguém que compreende o fluxo de trabalho clínico, em sua opinião.

Tenho certeza que muitos generalistas experientes iriam questionar esse ponto de vista e, de fato, falei recentemente com o CIO do maior sistema de saúde que tem uma opinião contrária.

Durante uma conversa por telefone com Larry Stofko, enquanto CIO do Sistema de Saúde de St Joseph, no sul da Califórnia, e atual vice-presidente executivo para o Instituto de Inovação, explicou a parceria que existia entre ele e seu colega clínico Dr. Clyde Wesp. Stofko era responsável pelo gerenciamento dos sistemas de TI e Wesp pelas aplicações clínicas das tecnologias, muitos de seus gerentes mudaram o pensamento e passaram a fazer parte dos dois grupos.

Então, é mais fácil ensinar um generalista de TI os princípios clínicos necessários para trabalhar em um hospital ou prática, ou o contrário? St Joseph provou que você pode mover as pessoas em qualquer direção, independentemente da sua origem. A linha inferior: se um candidato tem um QI alto – e uma afinidade com saúde – quase não há limites para o que ele ou ela pode realizar.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário