Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Câncer da tireoide

Definição

O câncer da tireoide é um tumor cancerígeno da glândula tireoide.

Nomes alternativos

Tumor- tireoide; câncer - tireoide

Causas, incidência e fatores de risco

O câncer da tireoide pode acontecer em todos as faixas etárias.
Pessoas que passaram por radioterapia no pescoço têm um risco maior. A radioterapia era frequentemente usada na década de 1950 para tratar glândulas de timus, adenoides e amígdalas e distúrbios da pele. Pessoas que passaram por radioterapia na infância têm risco elevado de desenvolver câncer da tireoide. Outros fatores de risco incluem o histórico familiar de câncer da tireoide e bócio crônico.


Foto: ADAM
A glândula tireoide, uma parte do sistema endócrino (hormônios) desempenha a função de regular o metabolismo do corpo

 Existem diversos tipos de câncer da tireoide:

  • O carcinoma papilar é o tipo mais comum e afeta geralmente mulheres na idade reprodutiva. Ele se dissemina lentamente e é o tipo menos perigoso de câncer da tireoide
  • Carcinoma anaplástico (também chamado de câncer das células gigantes e fusiformes) é a forma mais perigosa de câncer da tireoide. É raro e não responde à radioterapia.Ele se espalha rapidamente e invade as estruturas vizinhas como a traqueia, resultando em dificuldades respiratórias
  • O carcinoma folicular corresponde a cerca de 10% dos casos do câncer da tireoide e é o que tem mais chances de recorrência e disseminação
  • O carcinoma medular é uma câncer das células não-tireoides normalmente presentes na glândula tireoide. Esta forma de câncer de tireoide tende a ocorrer em famílias. Necessita de tratamento diferente dos outros tipos de câncer de tireoide

Sintomas

  • Tosse
  • Dificuldade em engolir
  • Aumento da glândula da tireoide
  • Rouquidão ou alteração na voz
  • Inchaço no pescoço
  • Caroço (nódulo) na tireoide
Observação: Os sintomas podem variar dependendo do tipo de câncer da tireoide

Exames e testes



Foto: ADAM
Câncer de tireoide - tomografia computadorizada (TC)

Um exame físico pode revelar uma massa ou nódulo na tireoide (geralmente na parte inferior da frente do pescoço) ou nódulos linfáticos inchados no pescoço.
A tomografia computadorizada ao lado mostra um tumor cancerígeno na tireoide, circundando, estreitando e deslocando a traqueia.
Exames para câncer da tireoide:
  • Calcitonina sérica elevada (para câncer medular) ou tiroglobulina sérica (para câncer papilar ou folicular)
  • Laringoscopia mostrando cordas vocais paralisadas
  • Biópsia da tireoide mostrando células cancerígenas anaplásticas, foliculares ou papilares
  • Varredura da tireoide mostrando um nódulo frio
  • Ultrassonografia da tireoide mostrando um nódulo

Essa doença pode também afetar os resultados dos seguintes testes das função da tireoide: T3, T4 eTSH.

Tratamento

O tratamento varia significantemente, dependendo do tipo de tumor.
A cirurgia costuma ser o tratamento escolhido, e a glândula inteira da tireoide é removida. Se o médico suspeitar que o câncer se espalhou para os nódulos linfáticos no pescoço, esses também serão removidos na cirurgia.
A radioterapia pode ser realizada usando radiação externa (raio X) ou ministrando iodo radioativo oralmente. Isso pode ser feito com ou sem cirurgia.


Foto: ADAM
Câncer de tireoide - tomografia computadorizada (TC)

Após o tratamento, é necessária a administração de hormônio da tireoide para substituir o que a glândula costumava produzir. A dose costuma ser um pouco maior da que seu corpo precisa, o que ajuda a evitar a reincidência do câncer.
Se o câncer não responder à cirurgia ou à radiação e se espalhar para outras partes do organismo, a quimioterapia poderá ser usada, mas ela é somente eficaz em um número pequeno de pacientes.

Grupos de apoio

Pode-se amenizar o estresse da doença participando de um grupo de apoio composto de pessoas que compartilham das mesmas experiências e dos mesmos problemas.

Evolução (prognóstico)



Foto: ADAM
Endocrine glands

O carcinoma anaplástico tem o pior resultado de todos os tipos de câncer da tireoide. Ele costuma ser fatal, mesmo com tratamento agressivo.
Os carcinomas foliculares costumam crescer rapidamente e invadir outros tecidos, mas o resultado é ainda satisfatório -- grande parte dos pacientes é curada.
O resultado de tratamento para carcinoma medular é diversificado. Mulheres abaixo de 40 anos têm melhores chances de um resultado satisfatório.
Os carcinomas papilares costumam se desenvolver lentamente. A maioria das pessoas se curam tendo uma expectativa de vida normal.
Pacientes que passaram por tratamento de câncer da tireoide devem tomar pílulas de hormônio da tireoide pelo resto da vida.

Complicações

  • Lesões na laringe ou nos nervos e rouquidão após a cirurgia
  • Níveis baixos de cálcio devido à remoção acidental das glândulas paratireoide durante a cirurgia
  • Disseminação do câncer para os pulmões, ossos ou outras partes do corpo

Ligando para o médico

Procure seu médico se notar um caroço no pescoço.
Também procure-o se os sintomas piorarem durante o tratamento.

Prevenção

Não há formas de prevenção. A consciência do risco (como uma radioterapia prévia no pescoço) pode permitir diagnóstico e tratamento precoces.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário