Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de março de 2012

Confira o cardápio indicado para evitar a anemia

Sorrateira, anemia traz sérios prejuízos à saúde se não tratada a tempo

Desordem mais comum do sangue, a anemia é uma doença silenciosa. Caracterizada pela falta de células sanguíneas vermelhas e/ou hemoglobina, a anemia ocasiona a redução da habilidade do sangue transferir oxigênio para os tecidos. A hemoglobina — proteína que carrega oxigênio nas células vermelhas do sangue — tem que estar presente para garantir a oxigenação adequada de todos os tecidos do organismo.
 
Há vários tipos de anemia, produzidos por uma variedade de causas. A doença é classificada pelo tamanho da célula vermelha sanguínea: diminuída (microcítica), normal (normocítica) ou aumentada (macrocítica ou megaloblástica). O grande problema é que a enfermidade muitas vezes não é detectada, pois os sintomas podem ser vagos. O mais comum é a sensação de fraqueza ou fadiga. Falta de ar é relatada em casos mais severos. Muitos casos incitam uma resposta compensatória, na qual o trabalho cardíaco é aumentado, levando a palpitações e transpiração, podendo ocasionar falha cardíaca em idosos. A palidez somente é notável em casos de anemia severa, e não pode ser um parâmetro confiável.

Os novos hábitos alimentares do brasileiro, que incorporam as refeições fast-food e lanches desregrados, podem favorecer o surgimento dos problemas.

— Não tenho dúvida que isso influencia nesse déficit — diz Pedro Israel de Lira, médico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Segundo a nutricionista Carina Tafas, a absorção de ferro de origem vegetal é aumentada quando é ingerido juntamente com a vitamina C, encontrada principalmente nas frutas cítricas (laranja, acerola, limão).

— Devemos tomar cuidado com alguns tipos de chás, pois inibem a absorção de ferro, assim como o leite de vaca em excesso. Já o cálcio inibe sua absorção, portanto molhos brancos, queijos e nata (ricos neste mineral) podem contribuir para piorar o estado nutricional de ferro e devem ser evitados durante as principais refeições — afirma.

Outros antagonistas, neste caso, são os fitatos e os polifenóis. Os primeiros, presentes em diversas sementes e grãos, prejudicam a absorção do ferro. Já os polifenóis, apesar de estarem associados com efeitos benéficos contra doenças cardiovasculares, podem se ligar ao ferro e dificultar sua absorção. Alguns dos polifenóis mais comuns são os taninos, as catequinas e isoflavonas.

Cabe evitar o uso de chá verde, chimarrão, chá preto, cacau, café e chás de ervas próximos às refeições que contenham ferro. Apesar de dados laboratoriais apontarem apenas para a deficiência da ingestão de ferro, a redução ou ausência de outros nutrientes também podem estar presentes, pois quando se instala no organismo alguma deficiência, normalmente ela é acompanhada de outras carências nutricionais.

As anemias nutricionais, por sua vez, resultam da carência diretamente associada a um nutriente ou a combinação de nutrientes, como ferro, ácido fólico e a vitamina B12. Portanto, a deficiência de outro nutriente pode ser a causa indireta da anemia nutricional, pela interligação do metabolismo dos micronutrientes como um todo, sendo que a carência de um nutriente pode gerar a deficiência de outro. Para tratar a anemia, devemos pensar numa alimentação equilibrada e saudável como um todo e não apenas no ferro, claro que dando enfoque para ele.

Para evitar a anemia
Os principais nutrientes que normalmente estão deficientes em quem desenvolve anemia são, além das proteínas e do ferro, a vitamina B12, zinco, ácido fólico e vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K). Eles são essenciais para o funcionamento equilibrado do organismo. A falta de ferro e vitamina B12 aumenta o risco de doenças cardiovasculares por deficiência de ácido fólico (por aumentar os níveis de homocisteína), além de prejuízos no sistema imunológico e antioxidante (por deficiência de vitamina A, D, zinco), e na coagulação sanguínea (por carência de vitamina K), dentre outras.

Onde encontrar
:: Ferro — fígado, ervilhas, feijões, carne vermelha, batata, espinafre, pão integral, brócolis, ovos, queijo, leite e vegetais verdes.

:: Ácido Fólico — carne, fígado, espinafre, repolho, laranja, alface, brócolis, germe de trigo, banana e ovos

:: Vitamina B12 — fígado, rim de boi, ostra, atum, leite, queijo, frango.

Alimentação saudável
:: Café da manhã — acrescente ovos orgânicos e caipira, na forma de omeletes com legumes ou ervas. Consuma pão integral e sucos de frutas com folhas verdes (couve e agrião).

:: Lanche da manhã — banana com canela e sementes oleaginosas (linhaça, castanha ou nozes).

:: Almoço — arroz integral, feijão, carne grelhada, saladas (alface, tomate, beterraba), repolho refogado. Suco de laranja. Acrescentar azeite de oliva nas saladas.

:: Lanche da tarde — iogurte com frutas vermelhas e granola.

:: Jantar — arroz integral, lentilha, peixe grelhado, brócolis ou espinafre refogado e salada com pimentões coloridos. Suco de goiaba natural.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário