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quinta-feira, 21 de junho de 2012

7 passos de Harvard para obter sucesso nas negociações

É comum as pessoas confundirem negociação com posicionamento, levando apenas a feedbacks negativos. Veja como expôr seus interesses e trazer melhores resultados para dentro de sua empresa

Saber negociar é uma habilidade imprescindível para a ascenção profissional e para a preservação da saúde e bem estar no ambiente corporativo. No entanto, não é difícil encontrar na esfera profissional pessoas que confundam negociação com exposição de pontos de vista, alcançando, muitas vezes, falta de comunicação e mal-estar.

De acordo com o sócio consultor da Havik, Fernando Goes, o que ocorre nas empresas são apresentações de posicionamentos distintos, onde cada um possui um ponto de vista e discutem-se concessões em cima de posições. “É necessário mudar o mind set. Ao invés de falar sobre posição é importante deixar as pessoas saberem qual é o real interesse da negociação”.

Para que isso seja colocado em prática, o executivo afirma que é necessário que os players da empresa sejam envolvidos. “O tamanho do envolvimento que se constrói em uma organização para fazer um movimento de transformação é determinante. As empresas devem estar cientes de que é necessário fazer com que todas as pessoas se sintam parte do mesmo princípio”.

Cada gestor deve olhar para sua empresa é ver como as dinâmicas de relacionamento estão sendo estruturadas e quais são os princípios abordados. “Uma negociação realizada no âmbito corporativo tem o intuito de gerar um valor e esse valor tem que ser positivo para a companhia. É indispensável que em uma negociação seja a meta principal de todos os envolvidos”.

Vale lembrar que um bom negociador não é uma pessoa fria e calculista, mas sim alguém que se conhece, conhece a outra parte e sabe se preparar.

Em sua explanação no evento “Encontro de Saúde Corporativa”, realizado nesta terça-feira, (19), em São Paulo, Goes apresentou sete princípios utilizados na Universidade de Harvard para obter bons resultados nas negociações:

Interesse: Identificar quais são os meus interesses, os da outra parte e desta corporação. Deve-se saber estes itens, quais as propostas de valor que unem todos para fazer algo diferente e que tragam resultado. “À medida que se identifica esses interesses, as posições diminuem”.

Crie alternativas: Tudo que se pode criar e que não dependa da outra parte. Quanto mais alternativas existirem, mais chances e caminhos haverá para colocar seu plano em prática.

Opções: Baseado nas alternativas disponíveis chega-se às opções. Assim é possível observar a arte do possível. Chegar a esse ponto é a arte do autoconhecimento em negociação.

Legitimidade: Certifique-se de que todos que estão envolvidos no processo estão legitimados e legitimando você no processo. Por isso, é importante colocar as pessoas on board nas empresas.

Compromisso: Este fator é uma consequência direta da legitimidade. É importante todos os dias estar envolvido com a causa e com a transformação. Caso contrário, não será possível alcançar uma mudança significativa.

Relacionamento: A importância do envolvimento das pessoas se reflete também neste tópico. A partir deste momento é importante recrutar as pessoas que poderão lhe ajudar a colocar em prática o objetivo pretendido.

Comunicação: Esta é uma ferramenta imprescindível para a negociação, pois é por este canal que você se fará entender para a realização da meta.Quem deseja realizar mudanças dentro de uma empresa deve saber lidar com o “não”, aprender com os feedbacks e se fortalecer diante deste momento.

Três princípios que valem muito: Uma das inspirações de Goes é o antropólogo Simon Sinek. Nas palavras de Sinek em processos de mudança existem três elementos importantes:

What (O que): Esse é a essência de todas as empresas. O que você tem a oferecer? Quais são os valores? Aonde quer chegar?

How (Como): Quais são os processos para alcançar as mudanças que deseja? Como o “what” será alcançado? Quais serão os processos para obter resultados?

Why (o significado, o porquê): Poucas organizações pensam nesta questão. Esse é o significado que a mudança representa para a mudança. Por qual razão a organização vai fazer este movimento?
Além destes fatores apresentados, o Goes explica que o amor é um item imprescindível para se obter dias melhores e transformações inspiradores no ambiente de trabalho.

Fonte SaudeWeb

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