Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Biovidro melhora qualidade de implantes utilizados na regeneração óssea

Implantes feitos de polímeros biodegradáveis
Foto: UPV/EHU
Implantes feitos de polímeros biodegradáveis
Material substituiu temporariamente o osso e incentiva seu crescimento, mas desaparece gradualmente do organismo

Pesquisadores da Universidade do País Basco, na Espanha, descobriram que biovidros melhoram a qualidade de implantes ósseos utilizados na regeneração de ossos danificados.
 
Material substituiu temporariamente o osso e incentiva seu crescimento, mas desaparece gradualmente do organismo sem a necessidade de ser retirado por cirurgia.
 
Ossos são capazes de se regenerar se sofrem danos leves. Mas se o dano estiver acima de um determinado grau, o osso não tem a capacidade de auto reparação. Quando as lesões são muito grandes, os ossos precisam de ajuda.
 
Ainda hoje, pregos de metal ou outros componentes são muitas vezes inseridos para ajudar a consertar esses ossos. Então, uma vez que o osso se regenera, uma segunda operação tem que ser executada para extrair esses componentes.
 
O objetivo de pesquisadores é utilizar novos materiais ou implantes que não precisem, entre outras coisas, de uma segunda operação.
 
Estes materiais ou implantes que são de interesse na medicina têm que satisfazer uma série de requisitos, antes de poderem ser utilizados em aplicações terapêuticas. Entre outras coisas, os materiais têm de ser biocompatíveis, ou não devem danificar as células ou o próprio organismo.
 
Ao mesmo tempo, ser biodegradável é também uma propriedade muito interessante, de modo que o corpo irá facilmente convertê-los em produtos metabólicos que não são tóxicos. Mas outros fatores também têm de ser tomadas em consideração: força mecânica e a natureza simples do processo de produção, por exemplo.
 
Com tudo isso em mente, os pesquisadores sintetizaram e modelaram bioimplants sob medida. O principal componente, em geral, tende a ser um polímero biodegradável que desaparecerá gradualmente conforme o osso ocupe seu lugar. Como os polímeros são muito macios, o biovidro foi adicionado ao implante.
 
O biovidro é um agente bioativo que ajuda o osso a se regenerar e fornece propriedades mecânicas mais resistentes ao polímero. Assim, o sistema polímero / biovidro biodegradável é mais duro e mais resistente do que o polímero isoladamente.
 
Segundo os pesquisadores, estes compostos que têm uma base de polímero biodegradável são candidatos a implantes futuros para ossos quebrados ou defeitos ósseos de regeneração.
 
"De fato, depois que o material temporariamente substituiu o osso e incentivou-o a se regenerar, ele desapareceu gradualmente do organismo. Assim, ele evita a necessidade de uma segunda operação", afirma o pesquisador Jose Ramon Sarasua.
 
Fonte isaude.net

2 comentários:

  1. Faltou dizer se já foi testado e comercializado. Alguma empresa já está comercializando? Algum hospital já está usando? Entendo que muita dor e muitos gastos poderiam ser poupados com o uso desta inovação.

    ResponderExcluir
  2. Prezado leitor, infelizmente não detenho outras informações além destas aqui publicadas. Pode ser que com uma pesquisa mais apurada na internet o colega encontre o que deseja e nos brinde com mais conhecimentos. Obrigado

    ResponderExcluir