Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de abril de 2013

A nova dieta dos pontos: sem gordura trans e com muito mais saúde

Após a descoberta dos malefícios da gordura trans, alguns alimentos estão vetados. Entenda o que muda na pontuação
 
A Dieta dos Pontos, criada pelo Dr. Alfredo Halpern e sua equipe, é bem conhecida - o livro virou best-seller e  foi lançada uma versão atualizada (A Nova Dieta dos Pontos) - e tem, comprovadamente, ótimos resultados para quem quer emagrecer e ao mesmo tempo manter sua saúde em dia.

Ela sempre foi famosa também por deixar a pessoa comer de tudo, sem restrição alguma respeitando, porém, um limite de pontos diários de acordo com seu IMC, calculado com base em sua altura, peso e idade.

Agora, a novidade é que ela sofreu uma modificação. A equipe começou a considerar, no programa alimentar antigo, a existência das gorduras trans e novos conceitos sobre a obesidade. Resultado: a dieta teve seu primeiro grupo de alimentos vetado.

Os perigos da gordura trans*
A gordura trans, um tipo de gordura fabricada por meio de um processo chamado hidrogenação, e que não é sintetizado pelo nosso organismo.

*Ela é colocada no alimento para deixá-lo mais crocante e também para aumentar sua data de validade.

*Ela favorece o aumento do depósito da gordura abdominal ¿ que, como já sabemos, além de nada estética, é o tipo de gordura mais perigoso que existe.

*Desconfia-se de que a gordura trans engorde mais do que um alimento similar preparado com outro tipo de gordura.

*Altera o colesterol, aumentando o LDL (mau colesterol) e diminuindo o HDL (bom colesterol).

*Por causa disso, favorece o entupimento das artérias e aumenta significativamente o risco de infarto e outras doenças de origem cardiovascular.

E como você sabe onde tem gordura trans?
Sempre olhe os rótulos dos produtos que você comprar. Fast-food é um dos lugares em que este tipo de gordura costuma ser rainha absoluta. No carrinho de compras, esqueça qualquer alimento que leve margarina em sua formulação  biscoitos, pipoca de micro-ondas, salgadinhos, sorvetes, tortas e bolos. Até o biscoito água e sal leva gordura trans. Consumir este tipo de alimentos realmente é um hábito que deve ser combatido, em nome da sua saúde.

Contando pontos
A dieta em si é muito fácil: basta substituir as calorias por pontos. Cada ponto é igual 3,6 calorias. Isto é, se você faz uma dieta de 1.500 calorias diárias, por exemplo, poderá comer o total de 417 pontos por dia.

Recomenda-se que você utilize entre 50% e 60% da pontuação diária para carboidratos (sempre dando preferência aos pães, cereais, massas integrais, frutas, legumes e verduras). O grupo das proteínas (carnes, queijos e iogurtes magros e grãos) deve ficar entre 10% e 15% do total consumido.

Atenção às gorduras!
Óleos, manteiga (margarinas são ricas em gorduras trans e saturadas) e castanhas somam 30% do total. Ah, e reserve 15 pontos para o tempero usado na preparação de cada refeição. O tempero usado sobre a salada ou o azeite na pizza, por exemplo, devem ser computados à parte.

Seja esperta, economize nos pontos comendo carnes grelhadas. Se você fritar qualquer alimento, deve multiplicar os pontos da tabela por três. Se você consumir o alimento empanado (ou à milanesa), pior ainda: o valor é multiplicado por quatro.

Na Dieta dos Pontos, recomenda-se que você faça um diário com a sua pontuação. Assim você consegue ver para onde foram os pontos permitidos e também fica mais fácil lembrar tudo que você comeu durante o dia.

A FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) oferece uma tabela para você computar os pontos durante o dia (PDF). Confira aqui.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário