Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dieta restritiva é responsável por reverter diabetes após cirurgia bariátrica

Dra. Ildiko Lingvay, envolvida no estudo
Foto: University of Texas Southwestern Medical Center
Dra. Ildiko Lingvay, envolvida no estudo
Pesquisa revela que restrição calórica após o procedimento é o que provoca principais melhorias da doença, não a cirurgia em si
 
Cientistas do UT Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos, descobriram que a dieta altamente restritiva dada aos pacientes após a cirurgia bariátrica é a responsável por reverter o diabetes tipo 2 rapidamente.
 
A pesquisa mostra que pacientes diabéticos que consumem uma dieta idêntica ao regime rigoroso seguido após a cirurgia são tão propensos a ter redução nos níveis de glicose no sangue quanto aqueles que se submeterem à cirurgia.
 
"Durante anos, a questão tem sido se é a cirurgia bariátrica ou a mudança na dieta que causa a remissão do diabetes tão rapidamente após a cirurgia. Nós descobrimos que a redução da ingestão calórica dos pacientes após a cirurgia bariátrica é o que provoca as principais melhorias da doença, não a cirurgia em si", afirma a pesquisadora Ildiko Lingvay.
 
O estudo acompanhou 10 pacientes em um ambiente hospitalar controlado, em dois períodos distintos. Inicialmente, eles foram tratados apenas com a dieta padrão dada aos pacientes após a cirurgia bariátrica, enquanto os pesquisadores mediram os efeitos sobre os níveis de glicose no sangue.
 
Vários meses depois, os pacientes foram submetidos à cirurgia bariátrica e seguiram a mesma dieta, enquanto a equipe novamente examinou os níveis de glicose no sangue. Os pacientes receberam menos de 2 mil calorias totais durante cada um dos períodos de 10 dias, a dieta habitual após a cirurgia de bypass gástrico.
 
A glicemia em jejum caiu 21% em média durante a fase da dieta, e somente 12% depois de combinar a dieta com cirurgia. Níveis de glicose no sangue dos pacientes após uma refeição padrão diminuiu 15% na fase de dieta e apenas 18% depois de combinar dieta com cirurgia.
 
Segundo os cientistas, os resultados demonstram que a dieta extremamente restritiva imposta após a cirurgia bariátrica é responsável pela remissão rápida do diabetes, que ocorre dentro de dias após o procedimento normalmente.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário