Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dia Mundial da Saúde discute a hipertensão

De acordo com dados da OMS, cerca de 80% das mortes causadas
 por problemas cardíacos ocorreram em países emergentes
Iniciativa da Organização Mundial da Saúde busca conscientizar a população sobre o problema
 
Neste domingo, 7 de abril, foicomemorado o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de promover um debate público sobre as questões mais importantes de saúde no mundo e conscientizar a população.
 
Para o ano de 2013, o tema escolhido foi a Hipertensão, doença silenciosa considerada fator de risco para 9,4 milhões de mortes no mundo e responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais, segundo a OMS.
 
– Vivemos em um mundo no qual há cada vez mais pressão: crise econômica, violência, congestionamentos, notícias ruins.... Para aliviar o peso dessa pressão, costumamos exagerar na bebida ou fumarmos acreditando que isso ira nos relaxar. Nossa alimentação costuma ter uma grande quantidade de sal e aditivos químicos que fazem com que a pressão arterial se eleve. E na correria da vida atual sobra muito pouco tempo para nos exercitarmos fisicamente, termos uma vida calma e prazerosa, fazermos coisas que de fato gostamos - explica o médico Luiz Bortolotto, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP.
 
De acordo com dados da Organização, cerca de 80% das mortes causadas por problemas cardíacos ocorreram em países emergentes.
 
– Hoje no Brasil um em cada três brasileiros em idade adulta sofre com a pressão arterial elevada, que apesar de assintomática traz uma série de riscos à saúde, já que suas consequências estão diretamente ligadas à lesão dos vasos e à sobrecarga para o funcionamento deles – explica Roberto Franco, Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão.
 
- Para evitá-la, é recomendável reduzir o consumo de sal, evitar o uso abusivo de álcool e o uso do cigarro, consumir uma dieta mais balanceada e fazer uma atividade física regular e manter um peso saudável.
 
A Sociedade Brasileira de Hipertensão criou a Campanha Menos Pressão, uma iniciativa que visa a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos.
 
– Iniciativas preventivas geram benefícios e custos menores do que outras intervenções necessárias para controlar a elevação da pressão arterial, tanto para pacientes quanto para o governo – explica Dra. Frida Plavnik, diretora científica da entidade.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário