Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Especialistas triplicam estimativas de infecções por dengue no mundo

Os novos números incluem 96 milhões de casos graves e
aproximadamente 300 milhões de casos moderados ou assintomáticos
Cerca de 390 milhões de pessoas são infectadas por ano pela dengue no mundo, mais que o triplo do estimado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
 
Os dados são de pesquisadores da Universidade de Oxford, que apresentaram os números e um mapa detalhado da distribuição da dengue no mundo em estudo publicado na revista "Nature".
 
Os novos números incluem 96 milhões de casos graves e aproximadamente 300 milhões de casos moderados ou assintomáticos. Esse último dado, porém, oferece pouco conforto ou tranquilidade, segundo os pesquisadores, porque sugere que os reservatórios da doença são maiores do que o esperado. Além disso, quando uma pessoa que já teve dengue é infectada de novo, o risco de ela desenvolver a forma mais grave da doença [dengue hemorrágica] é maior.
 
Os pesquisadores estimam que 70% dos casos sérios de dengue estão na Ásia (a Índia sozinha responde por 34% desse total). A América --principalmente o Brasil e o México-- é responsável por 14%. Na África, os dados são similares aos da América.
 
No ano passado, a Europa teve sua primeira transmissão sustentada (quando o vírus circula no país e é transmitido por pessoas que não foram ao exterior nem tiveram contato com viajantes) de dengue desde a década de 1920, com cerca de 2.000 pessoas infectadas no arquipélago português de Madeira.
 
Jeremy Farrar, diretor da unidade de doenças tropicais da Universidade de Oxford no Vietnã, disse que esses surtos devem ser mais comuns no futuro, já que o mosquito da dengue já está presente no sul da Europa e há um número maior de pessoas viajando de e para regiões com a doença.
 
As expectativas para uma vacina eficaz contra a dengue sofreram um revés no ano passando quando a vacina experimental da Sanofi se mostrou menos eficaz do que o esperado num ensaio clínico na Tailândia.
 
Novos estudos com essa vacina e outras em estágio mais inicial estão sendo conduzidos.

Fonte Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário