Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de abril de 2013

"O foco sobre a hipertensão não poderia vir em momento mais crítico"

A declaração é da presidente da Associação Americana de Cardiologia, Nancy Brown, elogiando o tema do Dia Mundial da Saúde

Na semana passada, as Sociedades Brasileira e Americana de Cardiologia realizaram um treinamento para jornalistas brasileiros sobre a doença cardiovascular. O evento teve como base "A Carta do Rio", emitida por diversas organizações internacionais, com sugestões para apoiar o governo brasileiro no plano nacional para doenças crônicas.

Segundo o presidente de Sociedade Brasileira de Cardiologia, Jadelson Andrade, as doenças do coração são responsáveis por 30% de todas as causas de morte. " Quase 1/3 da população brasileira, nesse início de século, morre por causas diretamente ligadas às doenças cardiovasculares."
 
" Esse perfil epidemiológico é perverso e existem razões identificadas que levam ao desenvolvimento precoce de doenças do coração, muitas delas que levam até a morte súbita, que às vezes é a primeira forma de apresentação de uma doença do coração," completa Jadelson Andrade.
 
Pela primeira vez a hipertensão foi selecionado como tema do Dia Mundial da Saúde."O foco sobre a hipertensão não poderia vir em um momento mais crítico", disse a presidente da Associação Americana, Nancy Brown. "A pressão arterial elevada é tratável, se bem gerida, mas os profissionais de saúde em todo o mundo precisam de mais ferramentas para atacar este problema de saúde pública de frente."

Sociedades de Cardiologia de todo mundo estão se unindo para estabelecer programas de orientação direcionados aos responsáveis pela formulação das políticas públicas e profissionais de saúde. Nos Estados Unidos,o programa Life's Simple 7 (sete passos simples para a vida) tem se mostrado eficaz para incentivar a mudança de comportamento e melhoria de processos no sistema de saúde.
 
Outro esforço global vem sendo realizado pela Organização Pan-Americana de Saúde com apoio dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. O objetivo é a padronização de um tratamento farmacológico para hipertensão que seja viável e flexível para aplicação em todo o mundo.
 
Por outro lado, a Federação Mundial do Coração está elaborando uma declaração científica direcionada aos cardiologistas entre outros especialistas que lidam com a doença cardiovascular. O objetivo é direcionar o foco destes profissionais para as intervenções de saúde pública que podem minimizar os principais fatores de risco da doença cardiovacular com objetivo de atingir a meta da Organização Mundial de Saúde de reduzir a mortalidade prematura em 25% até 2025.
 
"A iniciativa de uma ação global sobre a hipertensão está atrasada", disse Brown. "Ao trabalhar em conjunto para resolver este problema de saúde pública evitável podemos fazer grandes progressos na luta contra a doença cardíaca e derrame."
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário