Exame de sangue simples pode acompanhar desenvolvimento de resistência à drogas |
Cientistas do Cancer Research UK desenvolveram uma nova forma de acompanhar o desenvolvimento dos tumores em tempo real e entender como ganham resistência às drogas rastreamento as mudanças no sangue dos pacientes.
O estudo utiliza vestígios do DNA tumoral circulante (ctDNA) encontrado no sangue para acompanhar as mudanças durante os tratamentos de quimioterapia .
Nesta primeira fase, foram acompanhados, durante dois anos, seis pacientes com câncer avançado do ovário, mama e pulmão. Observando as mudanças no ctDNA antes e depois de cada ciclo de tratamento, eles foram capazes de identificar quais as alterações no DNA do tumor estavam ligadas à resistência à droga após cada sessão de tratamento.
Usando este novo método os cientistas foram capazes de identificar várias alterações relacionadas com resistência a drogas em resposta à quimioterapia com drogas como paclitaxel (taxol), utilizada para tratar os câncer da mama, ovário e pulmão; tamoxifeno, usado para tratar câncer da mama e transtuzumab (Herceptin), que é utilizado para tratar câncer da mama HER2.
Um dos responsáveis pelo estudo, Nitzan Rosenfeld, disse que os tumores estão constantemente mudando e evoluindo o que ajuda no desenvolvimento de resistência a muitas das drogas usadas no tratamento do câncer. " Esperamos que nossas descobertas possam abrir caminho para ajudar a entender como os cânceres desenvolvem resistência aos medicamentos, bem como identificar os novos alvos potenciais para criação de novas drogas.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário