Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 21 de junho de 2012

Associação genética ligada à calvície possui relação com doença de Parkinson

Estudo ainda reforça resultados anteriores que relacionam a calvície masculina a risco aumentado de câncer de próstata

Usando dados de uma plataforma de pesquisa on-line - 23andMe - pesquisadores dos Estados Unidos descobriram seis novas associações genéticas ligadas ao início precoce da calvície de padrão masculino e uma delas demonstrou também está ligada à doença de Parkinson.

O projeto, liderado por Brent Richards, da Universidade McGill, combinou dados genômicos de associação de sete grupos, comparando os homens com início precoce da calvície, com homens mais velhos que experimentaram pouca ou nenhuma queda de cabelo. Usuários da plataforma 23andMe representaram mais da metade dos casos analisados no estudo. A análise combinada foi capaz de identificar seis novos "locus" associados com a calvície de início precoce, além de replicação de dois "locus" previamente conhecidos.

Dois dos novos "locus" estão nos - ou perto dos - genes histonas desacetilases HDAC4 e HDAC9. Histonas desacetilases regulam a expressão de outros genes modificando histonas, que são proteínas que funcionam como a matriz na qual o DNA se enrola. Ambos os genes desempenham papéis na regulação das vias hormonais androgênicas, importantes no câncer da próstata, bem como na calvície masculina. "Diversos estudos anteriores estabelecem associação entre a calvície o risco de câncer de próstata", diz o pesquisador da 23andMe envolvido no estudo David Hinds, que continua: "nossas novas descobertas podem ajudar a explicar essas observações."

"Inesperadamente, o estudo descobriu que outro 'locus' associado à calvície - localizado em uma região do cromossomo 17 - possui associação com a doença de Parkinson", acrescenta Hinds.

Esta região genômica é especial porque, em muitas pessoas, é atravessada por um longo trecho em que as pontas finais do DNA se encontram. "Uma consequência deste rearranjo é que os genes da região tendem a ser herdados em conjunto, e é difícil dizer se a associação partilhada é devido à variação de um único gene que implica em ambas as condições (calvície e Parkinson), ou devido à variação em dois genes independentes herdados juntos devido à inversão".

"O estudo constatou que mesmo depois de considerar esta associação compartilhada, homens ainda eram mais propensas a relatar tanto a calvície masculina, quanto doença de Parkinson do que seria esperado pelo acaso", continua Hinds. "Isso sugere que pode haver outros fatores de risco comuns genéticos ou ambientais que predispõem para ambas as condições," conclui.


Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário