Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 21 de junho de 2012

Planeta tem 15 milhões de toneladas de excesso de peso, diz pesquisa

Um estudo publicado nesta semana no periódico "BMC Public Health" mostra que o planeta está com 15 milhões de toneladas de sobrepeso.

Desse total, 3,5 milhões de toneladas são devido à obesidade somada dos indivíduos. Toda a população mundial adulta do mundo pesa cerca de 316 milhões de toneladas.

Para chegar a essa estimativa, pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres usaram dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 2005 e estabeleceram um peso médio global de 62 kg.

Há, porém, diferenças regionais. Nos EUA, o peso médio é de 80,7 kg, enquanto na Ásia a média é 57,7 kg. Isso significa que, embora a Ásia represente 61% da população mundial, ela responde por 13% do peso do mundo devido à obesidade. Já os EUA têm 6% da população, mas são responsáveis por 34% do peso total da obesidade.

Editoria de arte/folhapress
Carga pesada Planeta está com 15 milhões de toneladas de excesso de peso
Carga pesada Planeta está com 15 milhões de toneladas de excesso de peso

Segundo os pesquisadores, esses quilos a mais podem ter implicações para as demandas mundiais de alimentos e calorias, como se houvesse mais meio bilhão de pessoas habitando a Terra. Os autores afirmam ainda que os resultados da pesquisa revelam a importância de levar a massa corpórea em conta ao considerar as implicações ambientais do aumento da população.

Os Estados Unidos mais uma vez lideram a lista de países mais obesos, seguidos pelo Kuait e pela Croácia.

Top 10 dos países pesados (com mais de 100 mil pessoas)
1) EUA
2) Kuait
3) Croácia
4) Qatar
5) Egito
6) Emirados Árabes Unidos
7) Trinidad e Tobago
8) Argentina
9) Grécia
10) Bahrein

Top 10 dos mais leves
1) Coreia do Norte
2) Camboja
3) Burundi
4) Nepal
5) Congo
6) Bangladesh
7) Sri Lanka
8) Etiópia
9) Vietnã
10) Eritreia

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário