Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cores dos vegetais indicam os nutrientes que eles contêm

Entenda o que cada cor significa para sua alimentação

Quando se fala em alimentação saudável, uma recomendação comum dos profissionais de nutrição é colorir o prato. Faz sentido, porque cada cor indica um tipo de composição nutricional do alimento. Entenda o que as cores representam na sua alimentação:

:: Branco (cebola, couve-flor, alho)
Indica predominância de falvonoides, selênio e organossulfaturados. Atuam contra processos inflamatórios e alergias, fortalecem os sistemas imunológico e circulatório e protegem contra doenças crônicas associadas ao envelhecimento.

:: Verde (brócolis, alface e rúcula)
Presença de pró-vitamina A, luteína, vitaminas B12, B5, B9, C, K, cálcio, potássio, ferro e magnésio. Auxilia no crescimento e na manutenção da pele, cabelos, ossos e visão, contribui para os sistemas digestório, nervoso, imunológico e sexual, e reduzem o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

:: Amarelo-alaranjado (melão, abóbora, cenoura)
Contém pró-vitamina A, vitamina C, carotenoides e flavonoides. Age para o bom funcionamento do sistema imunológico e sexual e a proteção contra doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Melhora a visão e a pele.

:: Vermelho (tomate, pimentão, melancia)
Rico em licopeno, vitamina C e ácidos fenólicos. Atua para a redução do risco de câncer, manutenção da saúde da pele, gengivas e vasos sanguíneos, formação de colágeno, redução de colesterol, risco de arterosclereose, doenças cardiovasculares e fortalece o sistema imunológico.

:: Roxo (berinjela, repolho roxo, cebola roxa, beterraba)
Presença de antocianina, com propriedades anticancerígenas que também atuam na preservação da memória e protegem o coração.
Fonte: Embrapa

Por ZeroHora

Nenhum comentário:

Postar um comentário