Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de junho de 2012

SAMU/SP recebe acreditação internacional

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da capital paulista passou por um processo de modernização. Certificação foi alcançada em dez meses

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU,) da cidade de São Paulo, recebeu nesta quinta feira (31), o certificado de acreditação como centro de emergências médicas de excelência. A unidade de atendimento da capital paulista é a primeira da América Latina a receber esta acreditação. A certificação foi concedida pela International Academies of Emergency Dispatch.

Essa acreditação é a consagração de um processo de modernização pelo qual o SAMU vem passando nos últimos três anos. Cujo objetivo foi melhorar o suporte tecnológico do serviço e agregar mais humanização a ele.

Segundo o coordenador do SAMU em São Paulo, Coronel Luiz Carlos Wilke, nos últimos três anos, toda a central de atendimento passou por uma reformulação tecnológica, da mesma forma que as unidades de resgate, que foram equipadas com sistemas de geolocalização, inteligência artificial, comunicação por sistema de rádio digital e protocolos de triagem para estabelecer a prioridade das chamadas de emergência. “Na parte de humanização, todo o atendimento em nossa central 192.”

O novo serviço de triagem adotado pelo SAMU é o Priority Dispaych, usado em cerca de quatro mil cidades do mundo e possibilita um sistema de triagem mais eficiente, feito por meio de um questionário específico e também que o atendente transmita informações que podem auxiliar o usuário do serviço. “Isso permite que o atendimento comece exatamente na hora em que a ligação é feita. O solicitante da emergência pode ser orientado a dar um suporte à vítima enquanto a ambulância não chega”.

Outra mudança no serviço de atendimento móvel, proveniente de toda a evolução tecnológica das unidades e novos protocolos foi a redução no tempo de atendimento, que passou a ser inferior a dez minutos, aproximando-se do tempo gasto pelas unidades de resgate do corpo de bombeiros de São Paulo.

“Essa certificação nos enche de orgulho”, afirma o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que participou da cerimônia de entrega do certificado, na sede do SAMU/SP. Para ele, o selo mostra o quanto o serviço de urgência avançou em excelência e tecnologia.

SAMU/SP

•1,2 mil atendimentos por dia
•125 ambulâncias
•36 motocicletas
•73 bases
•146 médicos
•323 enfermeiros
•1,2 mil auxiliares de enfermagem
•670 motoristas
•150 técnicos auxiliares de regulação médica

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário