O rosto sorridente do astronauta Marcos Pontes -- único brasileiro que já visitou o espaço -- estampa agora um programa de emagrecimento com base em refeições liofilizadas (desidratadas), como as ingeridas no espaço.
Por R$ 360, o comprador recebe a "Dieta dos Astronautas", um kit com 14 pacotes prateados com as refeições.
O cardápio varia de salmão com iogurte, kafta de frango a feijoada vegetariana.
O pacote vem ainda com cápsulas fitoterápicas e chá de multiervas. A proposta é perder até 1 kg por semana.
A nutricionista responsável pela dieta, Vivian Goldberg, da Emagrecentro, diz que a escolha pelas refeições liofilizadas foi por praticidade. Ao retirar a água dos alimentos, eles podem ser armazenados sem refrigeração.
"Para preparar, é só adicionar a água. Pode ser feito em qualquer lugar que tenha micro-ondas", diz Goldberg. Ela afirma que o programa inclui todos os grupos alimentares.
Especialistas ouvidos pela Folha foram críticos quanto ao método da dieta. "É só contagem de calorias, a pessoa come 'porcarias' como estrogonofe. Como não há reeducação alimentar, quando o programa acaba, o paciente engorda de novo", avalia Mohamad Barakat, nutrólogo e especialista em fisiologia do envelhecimento.
Ele também critica o consumo dos chás e das cápsulas fitoterápicas. "As cápsulas contém laxantes e, o chá, diuréticos. A pessoa perderá água, mas não gordura."
Para Mariana Del Bosco, nutricionista da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), pode ser difícil resistir durante muito tempo a uma dieta baseada em alimentos liofilizados.
"[A liofilização] limita muito o prazer com a alimentação, parte fundamental da qualidade de vida", diz.
Vivian Goldberg, criadora, recomenda pelo menos 14 dias de intervalo entre os kits.
Para Danila Zanoni, nutricionista do Hospital São Luiz, a dieta é pobre em fibras e outros nutrientes. "É imprudente segui-la por muito tempo."
Garoto-propaganda da dieta, um esbelto Marcos Pontes -- em foto oficial da viagem ao espaço em 2006 -- estampa as embalagens.
A imagem já não reflete tanto a realidade. Desde que voltou da missão na órbita da Terra, ele ganhou alguns quilos. Já culpou até a radiação cósmica pela silhueta.
O astronauta também estrela outras campanhas, como do travesseiro MarcBrayn, conhecido como "da Nasa".
"Sou um profissional com reconhecimento mundial. É natural me procurem para campanhas publicitárias", diz o astronauta. "Só aceito fazer campanhas de produtos de ótima qualidade."
Fonte Folhaonline
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