Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de julho de 2012

Framboeseira

Resumo
Framboeseira: planta medicinal utilizada contra os problemas digestivos e durante os três primeiros meses da gravidez para distender o útero, pode se encontrada em infusão.

Observações
As folhas de framboeseira, como vimos acima, são muito utilizadas para determinados distúrbios digestivos e nos primeiros meses da gravidez, para distender o útero, o que facilita a passagem do bebê. Ressaltamos também que as framboesas (bagas da framboeseira) têm um sabor muito agradável e são ricas em ácido fólico, uma vitamina essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso. Ela é aconselhada principalmente para as grávidas e os idosos (segundo estudos clínicos de 2005, o ácido fólico tem um efeito positivo no combate de diferentes tipos de demência como o Alzheimer).

Nomes
Nomes em português: Framboesa, framboeseira
Nome latim: Rubus idaeus L.
Nome inglês: raspberry
Nome francês: Framboise, framboisier
Nome alemão: Himbeere
Nome italiano: lampone

Família
Rosaceae (Rosáceas)

Constituintes
Taninos, flavonóides, ácido fólico.

Partes utilizadas
Folhas secas

Efeitos da framboeseira
Favorece a digestão, antiespasmódico, espasmolítico, adstringente, ação tônica sobre o útero (durante o fim da gravidez, o trabalho de parto ou em caso de cólicas menstruais).

Indicações da framboeseira
Problemas gastrointestinais, efeito tônico sobre o útero durante a gravidez (nos últimos três meses) e o parto, dores durante o parto, cólicas menstruais (dismenorréia).

Efeitos secundários
Desconhecemos

Contra-indicações
Desconhecemos

Interações
Desconhecemos

Preparações à base de framboeseira
- Infusão das folhas da framboseira (para a gravidez)

Onde cresce a framboeseira?
A framboeseira cresce na Europa.

Quando colher as folhas da framboeseira?
-

Fonte Criasaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário