Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de julho de 2012

Portugal: Infecções urinárias crescem 30% nos meses mais quentes

É o tempo por excelência das férias, do lazer e da boa disposição. Mas o que muitos não sabem é que o Verão é também uma das épocas com maior incidência de infecções urinárias. Saiba como evitar que se tornem um inimigo.

As mulheres conhecem-nas bem, até porque são elas as maiores vítimas das infecções urinárias. Mas o que talvez muitas não saibam é que, além da anatomia feminina, que justifica que 48% sejam afectadas pelo problema, o tempo mais quente é um inimigo a ter em conta. E são os números da prática médica que comprovam o que defende a teoria: na época estival, a doença regista aumentos na ordem dos 30%.

E alguns dos culpados são os mesmos que fazem do Verão uma das épocas preferidas para as férias. De um lado temos o tempo mais quente, responsável, explica ao Destak Mário Sousa, ginecologista do Hospital do Terço, no Porto, pelo «aumento das perdas de líquidos», nem sempre compensadas por uma ingestão suficiente.

A este factor junta-se outro: o tipo de roupa usada. «Usa-se mais roupa justa e de fibra, o que faz com que aumente o calor e humidade na zona perineal».

Estar horas sem ir à casa de banho, quando o normal é esvaziar a bexiga de três em três horas, e ter pouca atenção com os cuidados de higiene são também responsáveis pelas infecções. Por isso, «uma boa higiene é fundamental», reforça o especialista. «E não deve ser feita como der mais jeito, mas como deve ser, ou seja, da frente para trás», acrescenta.

Porque com o calor aumenta também o desejo, no Verão é maior a frequência e disponibilidade para as relações sexuais. «Importa não esquecer esvaziar a bexiga, o que idealmente devia ser feito antes e depois das relações sexuais», aconselha ainda o médico.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário