Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Estudo britânico afirma que acupuntura realmente alivia dor

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Southampton, do Reino Unido, realizou um estudo sobre a prática da acupuntura e foi capaz de provar com sucesso o papel significativo que o método milenar da medicina chinesa possui no campo da dor.
 
A equipe, liderada pelo professor George Lewith com apoio do metodologista Dr. Andrew J. Vickers, do Centro de Câncer Sloan-Kettering, de New York (EUA), analisou 19 mil pacientes que apresentavam vários tipos de dor como: dores nas costas, dores de garganta e dores nas articulações, na tentativa de avaliar a eficácia deste tratamento alternativo popular.
 
Os resultados do estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine, mostraram que os pacientes que foram tratados com acupuntura paralelamente a outras técnicas afirmaram que a sua dor foi aliviada de forma mais eficaz do que aqueles pacientes que não receberam a acupuntura junto com seus tratamentos habituais para o manejo de suas dores.
 
“A acupuntura sham superou tratamentos e cuidados tradicionais quando usado por pessoas que sofrem de osteoartrite e dores de cabeça, nas costas, crônicas, no pescoço e ombros”, afirma a pesquisa.
 
O responsável pelo estudo, George Lewith, complementa afirmando que “a acupuntura é um tratamento que não é facilmente recomendado pelos médicos, mas estes resultados confirmam que os efeitos da acupuntura são altamente benéficos”.
 
Em um editorial, o Dr. Andrew L. Avins afirmou que “a relação entre cuidados médicos convencionais e o mundo da medicina complementar e alternativa permanece ambígua.” Mas, pelo menos no caso da acupuntura, escreveu ele, o novo estudo fornece “provas robustas” de que a acupuntura oferece “benefícios modestos sobre o tratamento usual para pacientes com diversas fontes de dor crônica”.
 
“Um dos inconvenientes para que a acupuntura mostre-se ainda mais utilizada pela população é o fato de que as pessoas acham que as picadinhas das agulhas de acupuntura doem, mas a verdade é que a sensação que elas causam nem se compara com uma agulhada de injeção convencional.”, explica o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa, Dr. Márcio De Luna.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário