Os diabéticos que tomam insulina ou medicamentos que estimulam a produção de insulina para diminuir os níveis de glicose no sangue também devem ter cuidado com a hipoglicemia que é definitivamente um risco. A hipoglicemia é uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue que, dependendo da gravidade, pode levar ao coma e à morte.
Se o nível de glicose no sangue cair para menos de 70 a 99 mg/dia a pessoa está com hipoglicemia. Isso pode acontecer em diversas situações: se a aplicação da dose de insulina ou da dose de medicamento forem muito altas; se a pessoa atrasar ou deixar de fazer uma refeição; se comer pouca comida para a quantidade de insulina ou pílulas administradas; se aumentar o nível normal de atividade física; beber álcool, ou qualquer combinação desses fatores.
A glicose é a principal fonte de energia para o cérebro e o sistema nervoso, portanto os sintomas de hipoglicemia estão relacionados ao sistema nervosocentral que é comandado pelo cérebro. Sinais de tontura, fome, náusea, desequilíbrio, transpiração aparente, ansiedade, perda de coordenação, sonolência, confusão, tremedeira, dificuldade para falar, visão embaçada, fadiga e fraqueza são sintomas da hipoglicemia.
Quando os níveis de glicose caem, as células de boa parte do corpo podem se ajustar vivendo de gordura e proteína temporariamente. Mas Mas o cérebro não pode usar gordura e proteína como energia. E como ele precisa de glicose para sobreviver, considera a falta de açúcar uma coisa grave. Como prevenir a hipoglicemia? Os médicos dizem que é através de mudanças na medicação, dieta, rotina de exercícios físicos e na quantidade de bebida alcoólica que um diabético ingerir.
Fonte Corposaun
Nenhum comentário:
Postar um comentário