Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Gel inspirado na força dos mexilhões fortalece vasos sanguíneos danificados

Gel é semelhante ao aminoácido que permite que os mexilhões resistam à água
Foto: Harrie Muis/Foto Stock
Gel é semelhante ao aminoácido que permite que
os mexilhões resistam à água
Produto tem potencial para evitar a ruptura de placas do vaso sanguíneo e prevenir ataques cardíacos e AVCs
 
Cientistas da University of of British Columbia, no Canada, desenvolveram um gel que pode ser aplicado nas paredes dos vasos sanguíneos para formar uma barreira protetora com potencial para salvar vidas.
 
O gel, que funciona como uma cola, é semelhante ao aminoácido que permite que os mexilhões resistam à água e se mantenham agarrados a rochas e outras superfícies.
 
A variante que Christian Kastrup e seus colegas criaram pode suportar o fluxo de sangue através das artérias e veias.
 
"O gel resistente poderia escorar as paredes dos vasos sanguíneos enfraquecidos em risco de ruptura", afirma Kastrup.
 
Ao formar uma barreira estável entre o sangue e as paredes dos vasos, o gel também pode impedir a inflamação que ocorre tipicamente quando um stent é inserido para alargar uma artéria estreitada ou veia. Essa inflamação neutraliza a abertura da veia que o stent deveria causar.
 
A maior aplicação potencial seria evitar a ruptura de placas do vaso sanguíneo. Quando uma ruptura de uma placa ocorre, o coágulo resultante pode bloquear o fluxo sanguíneo para o coração (provocando um ataque cardíaco) ou do cérebro (provocando um acidente vascular cerebral).
 
Camundongos tratados com uma combinação do gel e um esteroide anti-inflamatório apresentaram placas mais estáveis do que um grupo controle de ratos não tratados.
 
"Ao imitar a capacidade do mexilhão de agarrar-se a objetos, criamos uma substância que permanece no local em um ambiente muito dinâmico, com velocidades altas de fluxo", conclui Kastrup.
 

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário