Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Ômega-3: substância abundante nos peixes é ótima para a saúde, confirma pesquisa

Já são milhares de testes clínicos e pesquisas que buscam confirmar ou não os benefícios do ômega-3 para o organismo. Muitos chegavam a conclusões totalmente opostas. Mas uma metanálise – revisão de diversos artigos anteriores – pode por fim à questão.
 
A pesquisa sobre as pesquisas sobre os benefícios do ômega-3 – um ácido graxo abundante nos peixes – chegou à conclusão de que a substância é sim benéfica para o organismo. Especialmente para a saúde do coração.
 
Mas não é só os peixes que podem fazer bem para a saúde quando o assunto é o ômega-3. A semente de linhaça e de chia também são ricas nesse tipo de substância, mas são menos efetivas do que o ômega-3 encontrado em peixes de águas geladas (como o salmão). Levedura e mesmo algas, como aquelas normalmente usadas na culinária japonesa, também.
 
“Após décadas de pesquisa sobre o ômega-3, agora fica mais claro que esse é o tipo de substância que faz bem para a saúde, em algum nível”, diz Donald Jump, principal autor da pesquisa publicada no periódico Journal of Lipid Research e pesquisador do Instituto Linus Pauling, nos EUA.
 
“A dúvida persistente é se esse tipo de alimento também beneficia a saúde do coração de quem já tem um problema instalado. Mas as pessoas saudáveis podem proteger a saúde cardíaca com o ômega-3, com certeza”, completa.
 
Além disso a metanálise constatou os benefícios do popular “óleo de peixe” para as funções cognitivas e no controle da demência senil, melhora em condições inflamatórias e – outra dúvida que ainda não está completamente clara – na diminuição do risco de alguns tipos de câncer, como aqueles que atacam o cólon.
 
Graças a tudo isso, diz o autor, é possível afirmar que o ômega-3 contribui para aumentar a expectativa de vida do indivíduo também. Lembrando que sua forma integral nos alimentos ainda é melhor que os suplementos, complementam os pesquisadores.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário