Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de abril de 2013

Apenas um momento certo: como identificar o período fértil

Após a ovulação, o espermatozoide tem um prazo máximo de 24 horas até encontrar o óvulo
 
O ciclo menstrual é um processo fisiológico que ocorre de modo cíclico em todas as mulheres férteis. Todo ciclo em que ocorre uma ovulação inicia-se e termina com a menstruação.

— O ciclo menstrual tem início no primeiro da menstruação, durando em média 28 dias e terminando no primeiro dia da menstruação seguinte. Algumas mulheres têm períodos mais curtos de até 21 dias enquanto outras possuem períodos mais longos, indo até 35 dias — explica o ginecologista Joji Ueno, doutor em medicina pela Faculdade Medicina da USP.

De acordo com o especialista, os dias mais férteis do ciclo menstrual ocorrem durante a ovulação, período em o óvulo desce pelas trompas de falópio, podendo ser fecundado pelos espermatozoides que se encontram na vagina. No entanto, ao contrário dos homens que produzem seus espermatozoides continuamente ao longo de toda a vida, as mulheres nascem com um número contado de óvulos.

— São cerca de 450 mil e ficam estocados nos ovários, geralmente sendo liberado apenas um por ciclo. Enquanto os homens são férteis por toda a vida, as mulheres só podem engravidar entre o período que compreende a menarca e a menopausa — ressalta o médico.

Entendendo o ciclo menstrual
Para facilitar a explicação, o médico Joji Ueno irá considerar o ciclo mais comum de 28 dias, começando e terminando sempre no primeiro dia da menstruação.

— O ciclo menstrual é regido por hormônios da hipófise, localizada no cérebro (FSH e LH) e por hormônios produzidos pelos ovários (estrogênio e progesterona). Todo o processo têm duas funções: provocar a ovulação e preparar o útero para receber o feto — esclarece.

Quando a mulher menstrua, ela descama toda a parede do útero, deixando-o bem fino. E nos primeiros dias do ciclo, o cérebro produz o hormônio FSH que provoca o amadurecimento dos óvulos, que passam a produzir estrogênio. O médico comenta que enquanto os óvulos vão ficando maduros, o estrogênio age no útero, fazendo com que sua parede (endométrio) cresça e se torne um local propício para a implantação do óvulo, caso seja fecundado.

Dentro desse processo natural, 14 dias antes da próxima menstruação, quando pelo menos um dos óvulos já está maduro, a hipófise lança na corrente sanguínea outro hormônio, o LH, que em 36 horas irá causar a ovulação. O óvulo é lançado em direção às trompas e o ovário começa a produzir um novo hormônio, a progesterona, que será responsável por manter o útero rico em nutrientes e circulação de sangue, à espera do feto. Se o óvulo não for fecundado, ele se degenera e a concentração destes hormônios começa a cair. Sem hormônios, a parede espessa do útero não se mantém e desaba, dando origem à menstruação.

Identificando o período fértil
A menstruação ocorre 14 dias após a ovulação.

— Não é possível prever quando a mulher vai ovular, mas dá para fazer uma retrospectiva e identificar quando ela ovulou. Basta contar 14 dias antes do primeiro dia da menstruação — ensina.

Vale acrescentar que o óvulo, após a ovulação, tem uma vida útil curta, entre 12 e 24 horas.

— Por isso, ao ovular, o espermatozoide tem um prazo máximo de 24 horas até encontrá-lo. Como o espermatozoide tem uma vida muito longa, cerca de cinco a sete dias, as chances de fecundação ocorrem quando a relação sexual acontece entre 24 e 48 horas antes da ovulação — afirma o médico.

Para quem quer engravidar, o ideal é que o óvulo chegue às trompas com uma grande quantidade de espermatozoides à sua espera.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário