Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de abril de 2013

Suplementação de cafeína e carboidratos aumenta desempenho de atletas


Uso dessa combinação já favorece atletas de várias modalidades esportivas e será testada em jogadores de futebol
 
Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) revela os benefícios que o uso de cafeína é capaz de proporcionar em atletas. Foi comprovado que doses extras desse elemento são capazes de melhorar o desempenho dos praticantes de tae-kwon-do e do ciclismo, mas a ausência de conhecimentos sobre os benefícios da cafeína, combinado com carboidratos, em esportes intermitentes, como judô, futebol e basquete reforçam a necessidade de investigações nessa área.

Para avaliar a eficiência desses elementos na recuperação dos jogadores, Victor Amorim, aluno de mestrado da nutrição aplica testes em 15 jogadores da equipe de futebol masculino da Ufal.

Conforme Victor, a modalidade é classificada como intermitente porque caracteriza-se pela realização de esforços de alta intensidade e curta duração (sprints), intercalados por períodos de menor intensidade, com recuperação ativa, ou com pausas completas (recuperação passiva). Durante a pré-temporada, os jogadores passam diariamente por duas sessões de treinos, nos períodos da manhã e tarde, com um espaço de três a seis horas de descanso. " Nossa ideia é avaliar os efeitos das suplementações, tanto em aspectos físicos, quanto em aspectos técnicos do desempenho de jogadores de futebol" , explica.

Toda essa intensidade dos treinos acaba por gerar um desgaste físico nos jogadores, fazendo com que seus rendimentos caiam. Os maus hábitos alimentares e o excesso de treinamento tornam um verdadeiro desafio aos preparados físicos e nutricionistas fazer a recuperação de suas equipes. Por isso, nos intervalos dos treinos, muitos implementam de estratégias nutricionais que acreditam promover uma recuperação mais rápida dos atletas, entre elas estão a ingestão combinada de carboidratos e cafeína.
 
Os atletas passam por testes de salto vertical contramovimento, para avaliar a capacidade produção de força explosiva dos membros inferiores dos jogadores; teste de agilidade, na avaliação da valência agilidade dos jogadores; testes de desempenho e precisão do atleta, na execução de passes curtos abaixo de cinco metros e teste de sprint repetidos, na identificação da capacidade do atleta de se recuperar rapidamente, após a execução de esforços de alta intensidade.todos são submetidos a suplementação combinada de carboidratos e cafeína.

Outra hipótese é que a cafeína isoladamente aumente o desempenho nos treinos da tarde. Ela foi levantada após estudos de Marcos Silva, integrante do Grupo de Pesquisa em Ciências do Esporte, verificar que atletas de ciclismo tiveram aumento de desempenho a partir da ingestão de cafeína, mesmo após o indivíduo ter realizado um protocolo para reduzir as reservas de glicogênio muscular.

" O trabalho prevê algo novo, porque não há estudos na literatura que façam a comparação do efeitos das suplementações de carboidratos e cafeína, tanto de forma isolada, quanto combinada, no desempenho específico de jogadores de futebol, após um período inicial de treinamento" , diz o pesquisador. Os resultados finais saem nos meses de agosto e setembro deste ano.

Com informações da Ufal
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário