Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de maio de 2013

Governo dos EUA vai apelar contra decisão de liberar pílula do dia seguinte sem receita

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirmou hoje (1º) que vai apelar contra a decisão de um juiz federal de tornar a pílula do dia seguinte disponível a meninas e mulheres de todas as idades, sem necessidade de receita médica.
 
O anúncio foi feito um dia depois de a FDA (agência norte-americana que regula medicamentos) ter liberado uma marca de pílula do dia seguinte bastante conhecida no país para meninas a partir de 15 anos, sem prescrição --até então, o remédio só era vendido nessas condições para quem tinha mais de 17 anos.
 
A ação do Departamento de Justiça não vai afetar a decisão da FDA, mas pretende anular a decisão mais ampla tomada anteriormente pelo juiz federal Edward Korman, de Nova York, que tornava a pílula acessível para meninas de todas as idades.
 
Em sua decisão, o juiz disse que a administração Obama colocou a política à frente da ciência ao restringir o acesso a droga.
 
O desejo do Departamento de Justiça de apelar à decisão do juiz foi baseado não apenas no conteúdo da proposta mas no precedente que abriria por bater de frente com uma decisão de um membro do governo, a secretária de Saúde e Serviços Humanos Kathleen Sebelius.
 
Em 2011, Sebelius estabeleceu que a pílula deveria estar disponível sem prescrição apenas para meninas com mais de 17 anos, apesar de a FDA considerar que o remédio é seguro e eficaz e não deveria ter restrições de venda.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário