Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de maio de 2013

Antidepressivo revela capacidade fungicida

A descoberta de um medicamento mais eficaz e barato contra a
 cryptococcosis meningea poderá reduzir substancialmente as
 taxas de mortalidade na África subsaariana
Pesquisadores de Uganda financiados pelo Canadá estão realizando testes com um popular antidepressivo que se mostrou promissor no combate a uma enfermidade cerebral provocada por fungo que mata 600 mil pessoas a cada ano na África subsaariana.
 
O Sertraline, também conhecido por Zoloft ou Lustral, foi introduzido pelo grupo farmacêutico Pfizer em 1991 e desde então se transformou no segundo antidepressivo mais receitado nos Estados Unidos.
 
Um trabalho recente em laboratório realizado na Universidade de Utah concluiu que o antidepressivo é também um potente fungicida. Várias mulheres que tomaram o medicamento para aliviar sintomas pré-menstruais relataram o desaparecimento de infecções por fungos.
 
Os pesquisadores do Instituto de Doenças Infecciosas de Uganda, na Universidade de Makerere, esperam provar a eficiência do Sertraline contra a cryptococcosis meningea, uma infecção do tecido que cobre o cérebro e atinge severamente a África subsaariana.
 
"Esperamos ensinar novos truques a um velho remédio", disse o principal autor do estudo, David Meya, em entrevista à AFP a partir de Uganda.
 
"Nossa esperança é que se o remédio funcionar contra a cryptococcosis meningea, possamos reduzir a taxa de mortalidade em 40% a 50%, o que seria um grande salto".
 
Mais de 30% dos pacientes morrem 10 semanas após o início da enfermidade, que tem sido vinculada à Aids.
 
Atualmente, a doença é combatida com dois medicamentos, ambos desenvolvidos nos anos 50 e que são "muito caros e não estão disponíveis facilmente na África subsaariana", afirmou Meya.
 
"A descoberta de um medicamento mais eficaz e barato contra a cryptococcosis meningea poderá reduzir substancialmente as taxas de mortalidade na África subsaariana".
 
A patente do Sertraline já expirou e a fabricação de genéricos é uma possibilidade real e barata.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário