Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de maio de 2013

Cuidados na preparação dos alimentos evitam azia

Legumes - Foto Getty Images
Vegetais são de fácil digestão
Substituir ingredientes e priorizar receitas caseiras podem evitar a queimação
 
Quem sofre de refluxo gastroesofágico aprende com o desconforto da azia o que evitar comer.
 
Alimentos picantes são o ponto fraco de alguns. Sucos cítricos se tornam os grandes vilões de outros. Assim, o sintoma pode ser desencadeado por diferentes fatores e varia de pessoa para pessoa. Mas não é apenas o cardápio que tem influência sobre o problema.
 
Segundo a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo, a maneira como esses alimentos são preparados também pode ajudar a evitar crises da doença.
 
"Optar por fazer uma batata assada ao invés de frita, por exemplo, é recomendado para evitar a queimação", afirma.
 
Veja a seguir outras dicas para prevenir a azia:
 
Fritura - Foto Getty ImagesEvite frituras
"Fritar é sempre a pior maneira de preparar um alimento", afirma a nutricionista Daniela Jobst, da clínica NutriJobst, em São Paulo. Segundo ela, frituras são extremamente gordurosas, o que dificulta o processo de digestão e estimula maior produção de ácido gástrico. "Isso faz com que as mucosas do esôfago e do estômago fiquem mais sensíveis, favorecendo a azia", explica. Além disso, o óleo aquecido sofre alterações químicas, transformando uma gordura boa em gordura ruim, mudança essa relacionada ao aumento dos níveis do mau colesterol (LDL). Alimentos grelhados e assados, por sua vez, preservam a maior parte dos nutrientes, pois o forno não os deixa desidratados e não dilui as vitaminas neles presentes.
              
Iogurte - Foto Getty ImagesFaça trocas inteligentes
Cremes usados em sobremesas são extremamente calóricos e gordurosos, então, que tal substitui-los por uma opção mais saudável para evitar a azia? A nutricionista Cátia recomenda a utilização de iogurte com baixo teor de gordura que, além de mais magros, contêm bactérias saudáveis que auxiliam no processo digestivo. "Receitas que levam creme de leite, por sua vez, podem trocar o ingrediente por requeijão ou maionese light", sugere a profissional.
                    
Legumes - Foto Getty ImagesDeixe as receitas mais saudáveis
Pratos que incluem grandes quantidades de carne também podem desencadear o refluxo. "Proteínas e gordura são elementos que exigem maior liberação de ácido gástrico para digestão", explica a nutricionista Cátia. Por isso, substitua parte dela por vegetais, que são de fácil digestão.
                    
Macarrão integral - Foto Getty ImagesPrefira cereais integrais
"Por serem absorvidos mais lentamente, devido sua estrutura complexa, cereais integrais são recomendados para evitar a azia", afirma a nutricionista Daniela. Segundo a profissional, uma maior demora na fermentação ácida dos açúcares diminui o risco do refluxo. Vale lembrar ainda que esses alimentos são ricos em vitaminas e fibras, além de apresentarem baixo teor de gordura. O fato de promover maior saciedade também pode ser útil, já que o indivíduo não sofre o efeito rebote, que pode levar à procura de uma refeição volumosa e rica em gordura.
                    
Vinho - Foto Getty ImagesElimine bebidas alcoólicas
A bebida alcoólica deve ser evitada por quem sofre de refluxo, já que relaxa a válvula que impede que o suco gástrico do estômago volte para o esôfago. Em receitas, entretanto, ele não apresenta qualquer problema se for necessário flambar o ingrediente. "Isso facilita a evaporação do álcool", afirma a nutricionista Cátia. Do contrário, evite a adição da bebida e, claro, não acompanhe sua refeição com álcool.
                    
Molho de tomate - Foto Getty ImagesTroque o molho das massas
Molhos industrializados costumam ser extremamente ácidos, o que pode favorecer a azia. Por isso, prefira preparar molhos caseiros e não incremente a receita com temperos picantes. O molho de tomate, mesmo caseiro, nem sempre é tolerado. "Neste caso, use sua criatividade para criar uma opção com iogurte e ervas como a hortelã e a salsinha", sugere a nutricionista Daniela.
                    
Copo de medida - Foto Getty ImagesUse copos de medida
A ingestão excessiva de comida também pode levar à azia. Assim, o ideal é preparar somente a porção de comida que você irá consumir ou separar a sua refeição no prato e deixar o restante em potinhos para evitar repetir o prato. Panelas e travessas com comida em cima da mesa podem parecer inofensivos, mas de garfada em garfada se tornam vilões de quem tem refluxo. "Com copos de medida, esse controle fica mais fácil", afirma a nutricionista Cátia.
 
Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário