Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de maio de 2013

Gengibre é recomendado para tratar enjoos da gravidez

O gengibre age no sistema nervoso central, inibindo os
receptores da serotonina e inibindo o vômito
Planta será usada para combater um problema que afeta 3 milhões de gestantes brasileiras
 
Desde a última quarta-feira, os ginecologistas e obstetras de todo o país começaram a receber recomendações atualizadas sobre como tratar as náuseas e vômitos, um problema que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aflige anualmente cerca de 3 milhões de gestantes no Brasil.
 
Entre outras recomendações, a Normativa para Tratamento de Náuseas e Vômitos na Gestação (NVG), divulgada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), sugere a prescrição de até mil miligramas diárias de gengibre, além de piridoxina (uma das vitaminas do complexo B), para combater os enjoos da gravidez.
 
A normativa é resultado de uma extensa revisão de pesquisas publicadas nos últimas anos pela literatura médica. Em linhas gerais, após descartadas as causas não relacionadas à gestação, como distúrbios gastrointestinais, é recomenda a piridoxina com extrato de gengibre, combinação considerada classe A — não apresenta risco para a gestante ou o bebê.
 
O gengibre (por seu componente ativo, o gingerol) age no sistema nervoso central, inibindo os receptores da serotonina e exercendo efeitos antieméticos (que inibem o vômito). O fosfato de piridoxal (forma ativa da vitamina B6), além da serotonina, modula a formação e a degradação de outros neurotransmissores envolvidos com as NVG, como a dopamina e a noradrenalina.
 
De acordo com estudos internacionais, casos de náuseas e vômitos na gestação representam aumento nos custos na saúde pública e prejuízos no mercado de trabalho, mas principalmente problemas psicológicos e sociais para a gestante, com a diminuição da qualidade de vida e, em casos extremos, prejuízos até para o bebê.
 
A Febrasgo recomenda ainda paliativos naturais, como mudança na dieta, exercícios leves e acupuntura. Se necessário, deve ser usada a ondansetrona (princípio ativo da medicação usada para evitar enjoos em tratamentos de quimio e radioterapia).
 
Como evitar o mal-estar
> Beba pequenas quantidades de líquidos, várias vezes ao dia, principalmente água e sucos de frutas.
 
> Evite ficar com o estômago vazio: faça lanches leves entre as refeições.
 
> Ao acordar, coma um biscoito seco do tipo água e sal, antes de sair da cama.
 
> Evite alimentos cujo odor seja incômodo para a grávida.
 
> Fracione a dieta: ingira pequenas quantidades de comida com mais frequência (a ca­da du­as ou três horas), em vez de grandes refeições.
 
> Evite alimentos gordurosos, condimentados ou picantes.
 
> Aproveite ao máximo o melhor tempo do dia, ou seja, coma quando se sentir melhor ou sempre que sentir fome.
 
> Deite-se quando estiver enjoada.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário