Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ingrediente natural do leite materno previne doença intestinal mortal em bebês

Ingrediente natural encontrado no leite materno pode ser usado para prevenir bebês prematuros de desenvolver condição intestinal mortal e incurável
Ingrediente natural encontrado no leite materno pode ser usado
 para prevenir bebês prematuros de desenvolver condição
intestinal mortal e incurável
Estudo mostra que adicionar nitrato de sódio a fórmulas podem evitar enterocolite necrosante em recém-nascidos prematuros
 
Um ingrediente natural encontrado no leite materno pode ser usado para prevenir bebês prematuros de desenvolver uma condição intestinal mortal e incurável, de acordo com pesquisadores da University of Pittsburgh School of Medicine, nos EUA.
 
A doença começa com um bebê que nasce muito cedo, ou seja, antes das 36 semanas de gestação. Uma vez estável, normalmente o bebê é alimentado com fórmula, porque muitas vezes o leite materno não está prontamente disponível para prematuros.
 
Dentro de aproximadamente 10 dias após o nascimento, o bebê começa a vomitar e algumas horas mais tarde, a barriga torna-se distendida e descolorida. "Torna-se claro que a criança desenvolveu um grande problema em sua barriga, e um raio-X normalmente confirma o diagnóstico de enterocolite necrosante, ou NEC, em que o tecido intestinal está morrendo. Nós não temos escolha a não ser retirar as partes mortas do intestino, mas, apesar da cirurgia, metade desses bebês prematuros ainda morrem da doença", explica o autor sênior David Hackam.
 
Hackam e sua equipe observaram que NEC ocorre quando o intestino começa a ser colonizado com bactérias, processo que ocorre normalmente após o nascimento. Eles se concentraram no receptor toll-like 4 (TLR4), proteína imune que está envolvida no reconhecimento de micróbios e que eles descobriram que desempenha um papel no desenvolvimento do intestino.
 
No trabalho atual, a equipe demonstrou que TLR4 está presente em maior quantidade no revestimento dos vasos sanguíneos em prematuros do que em bebês nascidos no momento certo da gravidez.
 
O estudo mostra que ao contrário de ratos normais, aqueles criados sem TLR4 nos seus vasos sanguíneos não desenvolveram NEC em um modelo concebido para induzir a doença.
 
Os resultados indicam que as bactérias no sangue ativam TLR4 levando a uma redução de óxido nítrico, que por sua vez reduz os vasos sanguíneos e diminui o fluxo sanguíneo.
 
"Este caminho pode ser perigoso quando o intestino imaturo do prematuro torna-se inflamado pela exposição a bactérias normalmente presentes no intestino. TLR4 abundante provoca um desligamento do fornecimento de sangue para o intestino, levando à morte do tecido ou necrose", explica Hackam.
 
Os bebês prematuros que são amamentados ao invés de alimentados com fórmulas são mais propensos a sobreviver a NEC, assim os pesquisadores investigaram mais de perto os componentes do leite materno.
 
Eles descobriram que o leite materno contém elevados níveis de nitrato de sódio, que é convertido em nitrito pelas bactérias intestinais. Nitrito pode ser diretamente convertido para o vasodilatador óxido nítrico, que tanto pode proteger a mucosa intestinal quanto melhorar o fluxo sanguíneo.
 
"O nitrito adicional aparece superar os efeitos da ativação do TLR4 e corrigir o problema de fluxo de sangue. Quando demos uma fórmula suplementada com um nitrato de sódio e nitrito para os animais prematuros, vimos uma melhora no fluxo do sangue no intestino delgado e eles não desenvolveram NEC", observam os pesquisadores.
 
A equipe de pesquisa está testando o composto, que é aprovado pela FDA para outros usos, em outros modelos de NEC com a esperança de que ele poderia ser rotineiramente adicionado a fórmulas para prematuros a fim de prevenir NEC.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário