Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Nem 10% dos pacientes com mieloma múltiplo descobrem no estágio inicial

Células afetadas pelo mieloma múltiplo
Falta de um exame simples e desconhecimento sobre a doença dificultam a identificação
 
Um simples exame laboratorial, capaz de indicar a possível presença de um câncer, ainda não faz parte da rotina dos brasileiros. A eletroforese de proteínas tem um nome complicado, mas é na verdade um exame simples e barato, que por meio do sangue ou da urina pode indicar a presença de um tipo de câncer pouco conhecido: o mieloma múltiplo. Ele afeta, geralmente, pacientes com mais de 60 anos e pode ter seus sintomas confundidos com o de outras doenças. No Brasil, a maior parte dos pacientes descobre a doença já em fases avançadas.

— A eletroforese não é um exame exclusivo para o diagnóstico do mieloma, ele na verdade é o ponto de partida para uma investigação mais aprofundada que pode resultar no diagnóstico. Infelizmente esse exame ainda não foi incorporado como medicina preventiva aqui no Brasil — explica a médica hematologista Vania Hungria.

O desconhecimento da população sobre a doença, os sintomas pouco claros e as dúvidas sobre qual médico procurar também contribuem para que no Brasil menos de 10% dos pacientes seja diagnosticado na fase inicial da doença, segundo Vania. A incorporação do exame de eletroforese de proteínas nos check ups e o uso dos chamados novos medicamentos para o mieloma como o bortezomibe, talidomida e lenalidomida tem permitido um aumento considerável na sobrevida dos pacientes.

— Temos hoje condições de dar um tempo de vida maior aos pacientes e com qualidade de vida, mas para isso é essencial que a doença seja descoberta no início — comenta a hematologista.

Sobre o mieloma múltiplo
• É um tipo de câncer de uma célula específica do sangue chamada plasmócito.

• Afeta principalmente pacientes com mais de 60 anos.

• Os sintomas típicos são: dores ósseas, dores lombares, anemia, problemas renais, fraturas e infecções frequentes por conta do comprometimento do sistema imunológico.

• Incidência nos Estados Unidos é de quatro casos a cada 100 mil habitantes. No Brasil essa incidência é desconhecida.

• Hoje no Brasil, 60% a 70% dos pacientes são tratados no SUS.

• O mieloma representa 1% de todos os tipos de câncer.

Para saber mais
Com o objetivo de levar informações sobre a doença para pacientes e familiares, a Oncoguia lançou o blog Tudo Sobre Mieloma Múltiplo. Nele, é possível encontrar vídeos e textos sobre sintomas, diagnóstico, tratamento, cenário da doença no Brasil e depoimentos de médicos e pacientes.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário