Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Perda da memória e falta de equilíbrio podem caracterizar hidrocefalia

Perda da memória e falta de equilíbrio podem caracterizar hidrocefalia M Nota/Stock.xchng
É bom ficar atento aos três sintomas iniciais desta doença:
dificuldade para andar, dificuldade para raciocínio com perda
de memória para fatos recentes e incontinência urinária
Doença, que pode ser facilmente confundida com Alzheimer, não é um mal incurável
 
A perda da memória, falta de equilíbrio e incontinência urinária na terceira idade pode ser frequente, mas isso não significa que seja normal. Muitas pessoas deixam de investigar o problema e acabam convivendo com uma doença muito grave chamada hidrocefalia de pressão normal (HPN) que pode ser tratada precocemente. De acordo com o neurocirurgião Mauricio Mandel, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, a maioria dos idosos portadores de hidrocefalia de pressão normal não recebe tratamento adequado.

— Quando a hidrocefalia é diagnosticada no idoso, normalmente o quadro é lento e progressivo. O paciente começa a ter sintomas como perda de memória, dificuldade para andar e incontinência urinária — explica.

A palavra hidrocefalia quer dizer água na cabeça. A hidrocefalia de pressão normal tem este nome porque a pressão na cabeça dos pacientes geralmente é normal ou apenas levemente alta. A doença ocorre por causa do acúmulo do líquor, o líquido que banha o crânio e a medula espinhal. O excesso desse líquido afeta áreas importantes do cérebro, como lobos frontais e fibras de conexão do cérebro. O especialista esclarece que há dois tipos de hidrocefalia: as congênitas e as adquiridas.

— As congênitas ocorrem por má-formação da medula espinhal, fatores genéticos ou ambientais. No caso das hidrocefalias adquiridas, as principais causas são traumas, tumores, meningites ou acidente vascular cerebral (AVC), e podem acontecer em qualquer faixa etária — diz Mauricio.

É hidrocefalia ou Alzheimer?
A hidrocefalia de pressão normal, que acomete pessoas com mais de 60 anos, pode ser confundida com os sintomas do Alzheimer. Isso acontece devido à semelhança dos sintomas, porém, elas são muito diferentes. Para hidrocefalia existe tratamento e é praticamente reversível, ao contrário do Alzheimer.

Atenção ao diagnóstico
No diagnóstico o médico irá perguntar pela história clínica da pessoa e fará um exame físico e neurológico. Os exames, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, permitem uma imagem detalhada do cérebro e podem revelar diversos problemas.

Como é feito o tratamento?
Existem dois tratamentos cirúrgicos possíveis, que têm o objetivo de drenar esse líquido excedente. A primeira opção é a endoscopia cerebral, que consiste num pequeno furo feito no crânio para criar um novo caminho para o escoamento do líquor. Já a segunda, refere-se ao implante de uma válvula, que é implantada debaixo da pele no couro cabeludo, permitindo drenar o líquido.

— Quando a cirurgia é realizada precocemente, a tendência é que o problema desapareça — comenta o especialista.

Prevenção
Infelizmente não existe prevenção para o aparecimento da hidrocefalia. Entretanto é bom ficar atento aos três sintomas iniciais desta doença: dificuldade para andar, dificuldade para raciocínio com perda de memória para fatos recentes e incontinência urinária (perda de urina).
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário