Gratuito em todos os hospitais e maternidades, o exame detecta precocemente e pode prevenir anomalias |
Nesta quinta-feira (6), comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi instituída pelo governo federal para destacar a importância deste exame. Gratuito em todos os hospitais e maternidades, o exame detecta precocemente e pode prevenir anomalias.
Entre as doenças que podem ser evitadas com o teste estão a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, além da hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.
De acordo com a enfermeira do Hospital Nossa Senhora das Graças, no Paraná, Angélica Socorro Alves, se forem diagnosticadas e tratadas precocemente contribuem para o desenvolvimento normal do bebê.
— A coleta de sangue é realizada nas primeiras 48 horas de vida do bebê, utilizando quatro gotas de sangue retiradas do calcanhar.
Vale ressaltar que, caso alguma doença seja diagnosticada, o bebê precisa passar por outros exames confirmatórios e ter um acompanhamento médico. Ao ser detectado alguma alteração no teste, os pais serão orientados pelo pediatra sobre os exames que a criança deve fazer.
— O exame é repetido na unidade de saúde para confirmação do diagnóstico, para algumas doenças o tratamento é conduzido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O teste não diagnostica, por exemplo, a síndrome de Down”, destaca a enfermeira.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário