A rinite é hereditária, então, se um dos pais for alérgico, há 30% de chance de ter um filho alérgico |
Quando esses antígenos (poeira, bactéria, ácaros…) são aspirados pelo ser humano há o aumento do risco de infecções e doenças, entre elas a rinite. Três em cada dez brasileiros sofrem com rinite alérgica, e essa estatística cresceu 30% nos últimos 20 anos. Além disso, a rinite é hereditária, então, se um dos pais for alérgico, há 30% de chance de ter um filho alérgico. Se os dois foram alérgicos, sobe até para 70%.
A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz, essa irritação pode ser causada por vírus, bactérias e pelo ácaro, considerado o principal causador de alergia respiratória nos seres humanos. A inflamação causada pela rinite resulta na produção excessiva de muco, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da rinite. Muita gente pensa que rinite alérgica é um resfriado que não passa nunca ou uma “sinusite” com dor de cabeça crônica.
A rinite pode ser não-alérgica ou alérgica, a primeira é geralmente causada por inflamação que não decorre de alergia, já a segunda, que é a forma mais comum de rinite, é causada geralmente por alérgenos presentes no ar, como o pólen e o ácaro, mas também pode ser provocada devido a reação alérgica à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios.
A rinite alérgica é muito comum, especialmente em cidades grandes, onde o ambiente é poluído e a poeira doméstica é abundante, e em locais úmidos, com mofo. A melhor maneira de tratar a rinite alérgica é a prevenção, com medidas para diminuir a presença de agentes alérgenos em casa e evitar as substâncias que desencadeiam a crise de rinite.
Veja abaixo algumas medidas que ajudam a prevenir as crises de rinite:
- Retire tudo o que possa juntar poeira em sua casa, principalmente os tapetes, carpetes e cortinas grossas, que são locais para o alojamento de ácaros e poeira.
- É bom passar diariamente um pano úmido sobre os móveis e no chão.
- Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que o sol entre neles o maior tempo possível.
- Revestir os colchões e travesseiros com capas protetoras ou plástico a fim de impedir a passagem de poeira.
- Trocar as mantas de lã por edredons e lavá-los a cada 10 dias.
- Coloque as roupas no armário e as de lã, em sacos plásticos fechados.
- Bichos de pelúcia armazenam muita poeira, é melhor livrar-se deles, lavá-los a cada 10 dias ou ainda deixá-los no freezer, pois a baixa temperatura mata os ácaros.
- Não permitir nunca que animais de estimação entrem no quarto.
Fonte Corposaun
Nenhum comentário:
Postar um comentário