Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de junho de 2013

Saiba como previnir a rinite alérgica

A rinite é hereditária, então, se um dos pais for alérgico,
há 30% de chance de ter um filho alérgico
É só o inverno se aproximar para grande parte da população sofre com as mudanças de temperatura e  da umidade do ar – mais frequentes nesta estação. E isso acontece porque, em tempos chuvosos a umidade relativa do ar chega a cerca de 90% e com ela aumenta também a formação de gotículas de água carregadas com a poeira em suspensão, vírus e bactérias.
 
Quando esses antígenos (poeira, bactéria, ácaros…) são aspirados pelo ser humano há o aumento do risco de infecções e doenças, entre elas a rinite. Três em cada dez brasileiros sofrem com rinite alérgica, e essa estatística cresceu 30% nos últimos 20 anos. Além disso, a rinite é hereditária, então, se um dos pais for alérgico, há 30% de chance de ter um filho alérgico. Se os dois foram alérgicos, sobe até para 70%.
 
A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz, essa irritação pode ser causada por vírus, bactérias e pelo ácaro, considerado o principal causador de alergia respiratória nos seres humanos. A inflamação causada pela rinite resulta na produção excessiva de muco, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da rinite. Muita gente pensa que rinite alérgica é um resfriado que não passa nunca ou uma “sinusite” com dor de cabeça crônica.
 
A rinite pode ser não-alérgica ou alérgica, a primeira é geralmente causada por inflamação que não decorre de alergia, já a segunda, que é a forma mais comum de rinite, é causada geralmente por alérgenos presentes no ar, como o pólen e o ácaro, mas também pode ser provocada devido a reação alérgica à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios.
 
A rinite alérgica é muito comum, especialmente em cidades grandes, onde o ambiente é poluído e a poeira doméstica é abundante, e em locais úmidos, com mofo. A melhor maneira de tratar a rinite alérgica é a prevenção, com medidas para diminuir a presença de agentes alérgenos em casa e evitar as substâncias que desencadeiam a crise de rinite.

Veja abaixo algumas medidas que ajudam a prevenir as crises de rinite:
 
- Retire tudo o que possa juntar poeira em sua casa, principalmente os tapetes, carpetes e cortinas grossas, que são locais para o alojamento de ácaros e poeira.
 
- É bom passar diariamente um pano úmido sobre os móveis e no chão.
 
- Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que o sol entre neles o maior tempo possível.
 
- Revestir os colchões e travesseiros com capas protetoras ou plástico a fim de impedir a passagem de poeira.
 
- Trocar as mantas de lã por edredons e lavá-los a cada 10 dias.
 
- Coloque as roupas no armário e as de , em sacos plásticos fechados.
 
- Bichos de pelúcia armazenam muita poeira, é melhor livrar-se deles, lavá-los a cada 10 dias ou ainda deixá-los no freezer, pois a baixa temperatura mata os ácaros.
 
- Não permitir nunca que animais de estimação entrem no quarto.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário