Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de julho de 2013

Aprenda a fazer um sanduíche saudável

Apesar da aparência, alguns deles podem ser uma bomba calórica
 
O sanduíche é uma maneira rápida de se alimentar, principalmente nos finais de semana, que tudo o que queremos é descansar e passar longe do fogão.

Entretanto, independente de alguns pães serem "magros" e cheios de fibras, o recheio que vai neles pode transformar o prato em uma verdadeira pegadinha para a sua dieta.

Saiba optar pelos lanches menos calóricos e que vão fazer bem para a sua saúde e para saciar a sua fome.
 
Para aqueles dias em que o sanduíche entrar no cardápio, confira as dicas para preparar ou escolher as opções mais leve e saudável sem deixar de lado o sabor.
 
pão integral - foto Getty ImagesEscolha o carboidrato ideal
A escolha do pão do sanduíche causa confusão. São diversas as opções do mercado. Existem os pães de linhaça, cevada, grãos variados, aveia, cenoura e também o preto e o integral. Essas são as opções menos calóricas e mais nutritivas para você optar.

Evite: os pães brancos em geral, pois a receita deles contém açúcar que eleva os níveis de glicose no sangue rapidamente. Além disso, esses pães não geram saciedade tanto quanto os integrais e de grãos, ricos em fibras.  
                   
atum - foto Getty ImagesPrefira a proteína magra!
Segundo a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella, sanduíches com atum light são uma das melhores opções. O peito de frango grelhado (sem a pele!) vem em seguida. Depois, rosbife e carne bovina ou suína. Evite: os embutidos em geral, como presuntos e salames. Eles têm muitas calorias, gordura e uma quantidade de sódio considerável que causa a sensação de estufamento, pois o sal retém líquidos.  
 
queijo cottage - foto Getty ImagesE o queijo, é permitido?
Os queijos menos calóricos são a ricota e o cottage. É importante tomar cuidado com o queijo de minas (branco), opte pela versão light. A mussarela de búfala também pode prejudicar a perda de peso. "Os queijos amarelos como parmesão, prato, mussarela, cheddar são os mais comuns e que contém maior quantidade de gorduras e, consequentemente, de calorias", explica Roberta.

Dica: A palavra-chave na hora de rechear o seu sanduíche é "moderação". Se você não quiser trocar o seu queijo preferido por uma versão menos calórica e gordurosa, lembre-se de usar uma pequena quantidade só para matar o desejo.  
                
sanduíche - foto Getty ImagesA cilada do sanduíche "natural"
Muitos sanduíches que se autodenominam "naturais" contém uma significativa quantidade de molho, na maioria das vezes, feitos com maionese e muita gordura. "Hoje já existem diversos molhos prontos disponíveis para consumo. É importante o consumidor ler o rótulo e compará-lo com outros molhos, verificando a quantidade de gorduras e calorias do produto e, assim, poder fazer a melhor opção.

Molhos à base de iogurtes e com ervas são os mais indicados.", ressalta a nutricionista Roberta Stella. Dê preferência aos molhos feitos em casa com ingredientes mais saudáveis. Por mais "light" que seja o molho de supermercado, muitas vezes contêm conservantes que não são tão saudáveis e deveriam ser evitados.  

sanduíche - foto Getty ImagesAbuse da saladinha!
A melhor estratégia para deixar um sanduíche mais gostoso, nutritivo e menos calórico é investindo na saladinha. Folha verdes como alface, rúcula, acelga, espinafre e legumes, como tomate, cenoura, beterraba, pimentão e palmito, preenchem seu sanduíche, dando um aspecto robusto ao lanche e, ao mesmo tempo, promovem uma maior saciedade. 
 
sanduíche - foto Getty ImagesSó de vez em quando!
É só ver um sanduíche com aparência mais leve que muita gente não pensa duas vezes em substituir uma refeição pelo lanche prático na esperança de estar fazendo uma troca saudável. De acordo com a nutricionista Roberta Stella, do Dieta e Saúde, não é indicada a substituição de uma refeição tradicional por um sanduíche. Não há problemas em fazer isso uma vez ou outra, mas tornar a medida um hábito é prejudicial.  
 
Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário