Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de julho de 2013

Para agência europeia, novos remédios contra diabetes não aumentam risco ao pâncreas

Byetta e Victozza não devem ser utilizados para perder peso
Após uma revisão de estudos, a agência europeia de medicamentos não encontrou novos problemas de segurança em remédios contra diabetes à base do hormônio GLP-1, como o Victoza (liraglutida) e o Byetta (exenatida).
 
As drogas estimulam a produção de insulina e aumentam a sensação de saciedade --por isso acabam sendo usadas também por pessoas sem diabetes tipo 2 para perda de peso, prática que não é recomendada pela maioria dos especialistas.
 
A revisão foi feita após pesquisas apontarem um risco maior de doenças do pâncreas em usuários desses medicamentos. Em março, a FDA (agência reguladora dos EUA) também informou estar estudando a segurança das drogas.
 
A EMA (agência europeia de medicamentos) afirmou, no entanto, que os dados clínicos disponíveis não apontam para um risco aumentado de problemas para o pâncreas e que as pesquisas que sugeriram isso têm falhas metodológicas.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário