Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Descoberta pode levar a terapias eficazes contras todos os vírus da dengue

Equipe da Universidade de Bristol identificou diferenças na localização de proteína essencial para replicação dos vírus
 
Estudo realizado na Universidade de Bristol e publicado no Journal of Biological Chemistry, nesta sexta-feira [02), mostrou, pela primeira vez, que pode haver diferenças significativas nas propriedades específicas das proteínas virais para os quatro tipos de vírus da dengue (DENV 1-4).

A pesquisa comandada por Andrew Davidson, examinou as propriedades da proteína NS5 de todos os quatro tipos de vírus e descobriu que existem grandes diferenças na localização celular da NS5.

Estudos anteriores realizados pelo equipe focando o DEN-2, mostraram que a NS5 do vírus é essencial para a replicação do genoma DEN e é capaz de modular a resposta imune do hospedeiro. Como tal, a proteína NS5 é um alvo fundamental para o desenvolvimento de agentes anti-virais. A equipe também mostrou que a NS-5 no vírus DEN-2 acumula-se no núcleo durante a infecção, funcionando como uma célula hospedeira.

"O estudo mostra pela primeira vez que pode haver diferenças significativas nas propriedades específicas das proteínas virais para os quatro tipos de vírus. Isso é importante, pois impacta em nossa compreensão da replicação viral, resultando na possibilidade de criação de terapias anti-virais eficazes contra todos os tipos DENV.

A infecção com qualquer um dos quatro tipos de vírus de dengue pode resultar em um espectro de doenças que vão desde quadros de febre, sintomas de gripe e dores nas articulações, até a dengue hemorrágica potencialmente fatal . Apesar da intensa pesquisa, a doença, que afeta 390 milhões de pessoas em todo mundo, ainda não é totalmente compreendida, e não existem vacinas ou tratamentos antivirais disponíveis, para controle eficaz da doença.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário