Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Luva robótica ajuda britânica a recuperar movimento da mão

Reprodução / BBC
Dona de casa afirma que, no começo, foi estranho usar a mão
 com a ajuda do novo dispositivo
Gerry Lambert sofreu derrame e perdeu a sensibilidade e parte dos movimentos
 
A britânica Gerry Lambert teve um derrame há mais de 15 anos e, desde então, perdeu a sensibilidade e parte dos movimentos do lado direito do corpo.
 
Mas agora a dona de casa conta com a ajuda de um dispositivo desenvolvido por cientistas do Laboratório de Robótica da Universidade de Bristol, que criaram um protótipo de luva robótica para acelerar a recuperação do movimento da mão.
 
A dona de casa conta que, no começo, foi estranho, porque ela queria controlar o que estava fazendo.
 
Mas era a luva quem fazia tudo para ela, e automaticamente soltava os objetos. Antes, era Gerry quem tinha que, com a outra mão, abrir os dedos.
 
O projeto do dispositivo é do cientista Thomas Burton e usa novas tecnologias, como a impressão em 3D, para que o equipamento seja adaptado para qualquer tamanho.
 
O cientista afirma que a próxima versão da mão robótica, já em desenvolvimento, é menor, mais leve e qualquer um poderá usar como uma ferramenta de reabilitação.
 
A terapeuta ocupacional Allie Turton, da Universidade do Oeste da Inglaterra, supervisiona o projeto e diz que é difícil para um paciente em recuperação fazer exercícios o tempo todo. Ela diz esperar que, com a mão robótica, as pessoas em recuperação possam fazer os exercícios em casa, como parte da rotina.
 
Fonte BBC Brasil/R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário