Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Aposentado se livra dos tremores do Parkinson em procedimento inédito no SUS

Aposentado Paulo Quintanilha foi submetido a uma complexa cirurgia de talamotomia estereotáxica, que vai livrá-lo dos tremores do Mal de Parkinson
Foto: Mauricio Bazílio/SECOM RJ
Aposentado Paulo Quintanilha foi submetido a uma complexa
 cirurgia de talamotomia estereotáxica, que vai livrá-lo dos
 tremores do Mal de Parkinson
O procedimento, uma talamotomia estereotáxica, marcou a inauguração do Instituto Estadual do Cérebro no Rio
 
A primeira cirurgia do Instituto Estadual do Cérebro foi um sucesso e vai aumentar a qualidade de vida do aposentado Paulo Roberto Nogueira Quintanilha, de 62 anos. Morador de Cabo Frio e portador de Mal de Parkinson, ele foi submetido nesta quinta-feira (1) a uma talamotomia estereotáxica, cirurgia complexa e inédita no serviço público. O procedimento foi realizado pelo diretor de neurocirurgia da unidade, Paulo Niemeyer Filho, e dará fim, depois de três anos, aos tremores no braço direito do paciente. Paulo passa bem e deve receber alta ainda nesta sexta-feira (2)

"Eu tinha uma vida normal. Gostava de pescar, sair, sempre trabalhei muito, até depois da aposentadoria. Os tremores começaram de leve e foram aumentando gradativamente. Isso me fez ficar sem autoestima, fez com que eu parasse de realizar as minhas atividades. Com a cirurgia, espero voltar a pescar, trabalhar, a fazer o que eu gosto sem deixar preocupado ninguém da minha família. O Instituto do Cérebro me fez ter esperanças nesses dias melhores e eu agradeço muito aos envolvidos disse Paulo.

Até conhecer Paulo Niemeyer, o paciente foi avaliado por seis neurologistas. Assim que o atendimento ambulatorial começou a ser realizado no Instituto, Paulo, que já estava sendo atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cabo Frio, foi chamado para uma consulta na unidade. A esposa dele, a aposentada Marise Quintanilha, conta que os remédios que eram receitados pelos médicos surtiam efeito num espaço muito curto de tempo e que quando Paulo viu a possibilidade de cirurgia, ficou com medo, mas topou o desafio.

Com informações da SES Rio
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário