Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Deputado propõe tempo de banho de sol para trabalhadores

O deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP), 59, quer mandar todo mundo tomar banho. De sol.
 
Pelos corredores de Brasília, virou o "cara da vitamina D". Médico que atua como clínico, Feldman distribui livros sobre o tema para colegas do Congresso. Torce para que eles deem cobertura quando chegar o "Dia D": aprovar uma lei que torna obrigatória a exposição à luz solar.

Explica-se: o sol estimula a produção pelo corpo desse nutriente --que ajuda na prevenção de doenças (autoimunes, ossos fracos etc.).

Feldman apresentou em abril, na Câmara, projeto de lei que adiciona o seguinte direito à legislação trabalhista: ao menos três vezes por semana, todo funcionário de ambientes fechados (como indústria e escritório) ganha 15 minutos da jornada para usufruir da iluminação natural.

Ele diz que se expor ao raio infravermelho é muito adequado das 10h às 14h --com pico ao meio-dia.

Feldman chega a distinguir sua proposta do "banho de sol" nas prisões --quando a meta é dar uma certa liberdade ao detento, e não assegurar a produção da vitamina.

Ainda não há previsão para o texto ser votado. Atualmente, deputados o analisam na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Vilão
O problema é que, de uns tempos para cá, o sol passou a ser visto como vilão --leia-se "câncer de pele".

"Como a maioria das pessoas tem medo dos riscos para a pele, que envelhece e cria rugas, usa-se muito protetor solar e não se expõe nem o mínimo necessário", diz o reumatologista Ari Halpern, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Há ainda a forte migração do campo para as cidades. Diferente de "quando vivíamos na roça e andávamos a pé, ao ar livre", diz a endocrinologista Marise Castro, da Unifesp.

A saída proposta pelo deputado, contudo, é um pouco radical, dizem os médicos. "Seria muito mais útil se fizéssemos um esforço para que o SUS fornecesse a vitamina como suplemento", defende Marise. Para Ari, o foco acaba desviado: lutar contra o "uso excessivo do protetor".

A Feldman resta torcer para que, no futuro, todos tenham direito a 15 minutos de sol.

Revista sãopaulo

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário