Um estudo da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) afirma que 44% dos homens na faixa etária dos 40 anos jamais foram ao urologista e não se submeteram ao exame de toque. Em 2012, mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados segundo o Instituto Nacional do Câncer.
A próstata, glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino, é responsável pela produção do líquido seminal. Para prevenir o desenvolvimento de doenças, é necessário que o homem tenha cuidados frequentes com essa glândula.
De acordo com o urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer de São Paulo, as visitas frequentes ao médico são determinantes para o diagnóstico precoce do câncer na próstata.
— À partir dos 40 anos, o homem deve se submeter ao exame para prevenção de qualquer tipo de doença na próstata. Muitos homens temem o resultado dos exames, mas se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem tratamento e cura em muitos casos.
A pesquisa apontou que, de modo geral, os homens acabam não indo ao médico por não serem instruídos a cuidar da saúde e também por não ter acesso ao serviço, além disso, embora exista conscientização da importância das consultas, ainda há preconceito com o toque retal.
— Infelizmente não é da cultura do homem brasileiro cuidar da saúde e isso não acontece apenas no campo da urologia. O problema é mais abrangente.
A pesquisa foi realizada com quase cinco mil homens em seis capitais brasileiras — Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Brasília.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário