Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Começa consulta pública sobre medicamentos equivalentes

Foto: Reprodução
Consulta Pública 01/2014 propõe intercambialidade entre remédios de marca e similares. Participação aberta ao público estará aberta por 30 dias
 
Começou na sexta-feira (24) o período de contribuições da Consulta Pública 01/2014, que propõe a intercambialidade dos medicamentos similares com os de referência, ou seja, a possibilidade de substituição dos chamados “remédios de marca” pelos similares – como já ocorre com os genéricos. O sistema já registrou participações de profissionais de saúde e cidadãos comuns.
 
A participação na consulta pública é aberta a qualquer pessoa, e ficará aberta por 30 dias. É preciso acessar a página da consulta no site da Anvisa onde estão disponíveis os documentos relativos à proposta. Também é possível acompanhar em tempo real as sugestões e críticas feitas pelos participantes da consulta.
 
No dia 16 de janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, lançaram a proposta de que os similares sirvam de substitutos aos medicamentos de referência. Para o governo, a medida vai representar uma ampliação da oferta de remédios ao consumidor, que terá à disposição medicamentos que comprovam a igualdade com os produtos de referência ou de marca, como também são conhecidos.
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário