Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de abril de 2014

Com 70% da verba arrecadada, Instituto do Câncer Infantil inaugura obra para construção do Centro Integrado de Apoio

Com 70% da verba arrecadada, Instituto do Câncer Infantil inaugura obra para construção do Centro Integrado de Apoio Letícia Costa/Agência RBS
Foto: Letícia Costa / Agência RBS
Futuro Centro de Apoio será erguido na Rua São Manoel,
perto do Hospital de Clínicas
Espaço localizado em Porto Alegre reunirá serviços de apoio aos pacientes e familiares
 
Uma rua separa o futuro Centro Integrado de Apoio do Instituto do Câncer Infantil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde crianças e jovens de até 21 anos tratam da doença e contam com a assistência valorosa da instituição. É no terreno localizado no número 850 da Rua São Manoel, já cercado por tapumes, que voluntários e autoridades comemoraram o início oficial das obras, previstas para durar 18 meses.
 
A via foi bloqueada na manhã desta terça-feira por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para o momento em que a pedra fundamental da obra foi descoberta e marcou simbolicamente um novo passo da instituição, que há 23 anos auxilia pacientes e familiares a enfrentar o câncer.
 
Concentrado em receber pacientes do Hospital de Clínicas, o Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS) deve expandir o atendimento para outros centros de tratamento do Estado com a inauguração desse espaço que irá unir alguns serviços, como assistência odontológica e psicológica. Hoje espalhado em quatro endereços, o ICI-RS já ajudou cerca de 2 mil pacientes e ostenta a marca de 73% de cura dos casos.
 
Há um mês, o terreno começou a ser preparado pela empresa Engenhosul Obras para a cosntrução que já está em andamento. Para que seja completamente concluída, ainda precisa de 30% do valor total, estimado em R$ 7,4 milhões.
 
— Vamos lançar uma campanha convidando empresas para contribuir na captação de recursos para a obra. Tenho certeza que consigueremos apoio para arrecadar os outros 30% e concluí-la em até dois anos — acredita o presidente do ICI-RS, Algemir Brunetto.
 
Voluntários ajudam na concretização do sonho
Com a ajuda de doações e verba arrecadada em jantares beneficientes, brechós e ações como o McDia Feliz e Corrida Pela Vida, a entidade conseguiu reunir os outros 70% do valor. Voluntários auxiliam não só nessas ações tradicionais, mas também em detalhes da obra, como o projeto de ambientação. Reinaldo Forte, da Sceno Environmental Graphic Design, conta que a ideia é transferir a comunicação visual do site e das campanhas para a arquitetura de interiores.
 
— Vamos fazer algo bastante lúdico, colorido, que desmistifique um pouco a palavra câncer, para que a criança se desconecte do fator doença. Um exemplo será a sala do dentista, onde vamos criar um floresta com adesivos em paredes de vidro — comenta Forte.
 
Entre os parceiros que participaram da inauguração do futuro Centro Integrado de Apoio, estava o atacante Barcos, do Grêmio, e o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves.
 
— Em breve, quero estar celebrando outra pedra fundamental, da primeira casa de apoio Ronald McDonald — anunciou Neves, para alegria dos voluntários e, principalmente, de quem precisa da ajuda para enfrentar a doença.
 
O futuro Centro Integrado de Apoio
Iniciada há cerca de um mês, a obra deve ter duração de 18 meses, mas ainda precisa de verba para ser concluída
 
Foto: Reprodução
 
- Terá cinco andares (subsolo com estacionamento) e 2.800m² de área construída em um terreno da na Rua São Manoel, 850, na quadra ao lado do Hospital de Clínicas
 
- A obra tem duração prevista de 18 meses e um custo estimado de R$ 7,4 milhões, dos quais 70% já foram arrecadados principalmente com doações e eventos
 
- Oferecerá serviços de assistência odontológica, psicológica, pedagógica, psicossocial e na área de nutrição para crianças e jovens de até 21 anos com câncer
 
- Contará com espaço para pesquisa e ambientes de recreação, biblioteca, informática, sala de estudos e eventos, além da assistência à família com distribuição de cestas básicas e vestuário
 
- Também abrigará a administração do ICI, o voluntariado, a central de doações e o brechó beneficente
 
Como ajudar
O ICI-RS depende exclusivamente da colaboração da comunidade. Confira como você ou sua empresa podem ajudar com trabalho voluntário ou com doações financeiras, de produtos e serviços:
 
- Na Central de Doações, que é responsável por mais de 60% da arrecadação financeira mensal
 
- Pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), da prefeitura de Porto Alegre, onde as doações em benefício ao ICI-RS podem ser deduzidas do Imposto de Renda e pelo projeto Nota Fiscal Gaúcha, onde a entidade é beneficiada por repasses

- Também podem ser feitos depósitos em conta corrente, carnê, boleto bancário ou cartão de crédito
 
- Sendo voluntário do ICI-RS
 
Saiba mais
Para a obra do Centro Integrado de Apoio, o ICI-RS tem uma conta exclusiva para captações de recursos:
 
Banco do Brasil
Agência: 1899-6
Conta: 600.020-7
CNPJ 94.594.629/0001-50
 
INFORMAÇÕES
Endereço da sede: Rua Francisco Ferrer, 276. Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h
Telefone: (51) 3331-8704
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário