Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de abril de 2014

Curiosidades que todos os viciados em café deveriam saber

O café do início do dia é sagrado. E para algumas pessoas, as canecas também. Se você faz parte do grupo de viciados em cafeína, o Dia Internacional do Café é como se fosse qualquer outro dia do calendário anual. Afinal a cafeína estimula você a sobreviver no dia a dia de correria e também está presente quando você só quer ficar em casa relaxando.

Você ama café, ele é o combustível para você começar o dia com o pé direito, mesmo que os seus amigos e colegas de trabalho imaginem você assim:

Pensando em aperfeiçoar o seu processo de entusiasta de café, o Canal Mulher selecionou algumas curiosidades sobre a bebida. Só para você ficar sabendo, afinal a gente já sabe que “hábitos de café-maníaco” não mudam nunca.
 
De manhã cedo, por exemplo, você já acorda querendo jogar o despertador pela janela. Mas saiba que essa não é a melhor hora para tomar café. Isso porque os níveis de cortisol no seu corpo já estão altos. Esse hormônio está relacionado com o estágio de alerta e os níveis ficam bem altos quando você acaba de acordar. Então, você não precisa de café nesse horário (apesar de você sentir que precisa).
 
O melhor horário para tomar seu café quentinho seria entre as 9h30 e 11h30. O que chega a parecer brincadeira, mas é nesse tempo que os níveis de cortisol de uma pessoa normal começam a baixar. O mesmo acontece às 13h, 17h30 e 18h30. Os especialistas recomendam uma xícara de café pequena em cada um desses horários do dia. Mas é claro que amantes de café como nós não vamos conseguir alcançar tamanho nível de disciplina.
 
Até porque quando você não toma a sua santa xícara de café logo pela manhã, você acorda querendo declarar guerra. Mas lembre, mesmo que você consuma a sua primeira dose de cafeína no trabalho, ela ainda vai precisa de cinco minutos para começar a fazer efeito. Tente não esbarrar em ninguém nesse pequeno intervalo.
 
E depois desses cinco minutos... Que alegria! É tanta energia que você está pronta para qualquer relatório ou atividade que forem jogados para você durante o dia.
 
O lado negativo de tudo isso? É que o efeito do café dura em média trinta minutos. Ou seja, este será o seu estado de alerta, aproveita enquanto durar.
 
E cuidado, se você sofre de insônia, acho que já deve saber que tomar café de noite pode te deixar rolando na cama a madrugada toda.
 
Evite tomar café depois das 19h, mesmo que você fique naquele estado de abstinência que conhecemos muito bem.
 
Porque você sabe muito bem que a falta de sono de hoje vai causar os estragos de amanhã.
 
Mas é claro que o sono tem solução, é só beber mais café! \o/

Algumas curiosidades:

1 – O café foi consumido pela primeira vez por volta do século IX na Etiópia.

2 – Existem 65 países no mundo que cultivam o café. Todos estão na faixa equatorial da África, Ásia e América.

3 - Em 1675 Charles II, rei de Inglaterra baniu as casas de café. Ele afirmou que estas casas eram locais onde as pessoas se juntavam para conspirar contra ele.

4 – Dia 1 de Outubro é o dia oficial do café no Japão.

5 – Cientistas descobriram mais de 800 compostos aromáticos no café.

6 – O café é o segundo elemento mais comercializado no mundo, sendo petróleo o primeiro.

7 – O Brasil produz cerca de 40% do café consumido mundialmente.

8 – Um inglês de nome George Washington que vivia na Guatemala inventou o café instantâneo em 1906.

9 – Um quilo de café tem entre 4.000 e 5.000 grãos de café.

10 – O café é usado como bebida há mais de 700 anos.

11 – O café preto simples sem açúcar não contém calorias.

12 – Mundialmente, mais de 20 milhões de pessoas trabalham na indústria do café.

13 – Existem mais de 25 tipos de plantas de café, mas apenas 2 são populares: a Robusta e a Arábica.

14 – A espécie de planta Arábica tem um aroma intenso e um sabor suave e profundo e tem uma quantidade mínima de cafeína.

15 – A espécie de café Robusta é uma espécie vigorosa, de sabor forte e um teor de cafeína mais elevado.
 
Fontes: [ POP/Canal Mulher/ Café Fácil ]
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário