Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ioga reduz estresse na gravidez e auxilia no trabalho de parto


Ioga reduz estresse na gravidez e auxilia no trabalho de parto Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Gestantes devem se manter ativas para facilitar o parto
Mesmo prática semanal do exercício pode trazer benefícios para as gestantes
 
De acordo com um estudo, praticar ioga na gravidez pode aliviar o stress e reduzir o medo do parto nas futuras mamães. Cientistas descobriram que uma única aula diminui em um terço a ansiedade das gestantes. Seus níveis de cortisol - o hormônio do estresse - caíram e depois de dois meses de aulas, as mulheres disseram que tinham menos medo de dar à luz.
 
O professor e especialista em biomedicina reprodutiva John Aplin, sugere que o exercício pode ajudar as mulheres a lidar com a dor na hora do parto e reduzir o número de cesarianas de emergência. Ele acrescentou que seria relativamente barato implementar tais aulas no sistema público de saúde e que isso poderia contribuir para a qualidade de vida das mães e seus filhos, diminuindo também os custos de cuidados de saúde de longo prazo. A atividade vem se tornando cada vem mais popular e muitas vezes é recomendada por médicos e parteiras.
 
Pesquisadores da Universidade de Manchester observou dois grupos de mulheres grávidas de 22 semanas. Metade fez uma aula de ioga por semana durante dois meses, e o restante assistiu a aulas de pré-natal. As sessões de ioga foram adaptadas para as gestantes e incluíram técnicas de relaxamento, bem como exercícios para fortalecer o corpo e aliviar a dor. Apenas uma aula a cada semana reduziu a quantidade de ansiedade das mulheres em um terço.
 
Os níveis de estresse após a sessão foram ainda menores quando comparados ao relaxamento em casa, e muitas creditaram às técnicas a manutenção da calma durante o parto. O coordenador e pesquisador James Newham afirmou que há muito tempo acreditava que praticar ioga funcionava, mas nenhuma investigação tinha sido feita a seu respeito para apoiar a teoria.
 
— Temos agora uma forma para provar que o exercício pode ajudar e tem o potencial de realmente auxiliar as mães que estão se sentindo ansiosas sobre sua gravidez— comenta.
 
É recomendável que gestantes se mantenham ativas para facilitar o trabalho de parto.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário