Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de maio de 2014

21 perguntas (respondidas) sobre anticoncepcionais

Getty Images
Não há risco de engravidar no intervalo da cartela da pílula,
mas é preciso se cuidar das DSTs
Pílula ou injeção? Anticoncepcional engorda? Pode tomar com antibiótico? Especialistas esclarecem essas e outras dúvidas
 
Seja em pílulas, injetável ou em adesivos, o anticoncepcional costuma ser indicado por médicos como um bom método para evitar a gravidez ou uma solução para probleminhas chatos como cólicas. Mas junto com aquela novidade em forma de cartela de comprimidos pode chegar um número enorme de dúvidas para quem vai começar a tomar o remédio.
 
Por isso, os médicos ginecologistas Cassiana Giribela e José Bento esclareceram 21 dúvidas sobre esquecimento da pílula, retenção de líquido, perda do efeito do remédio e combinação dele com cigarro e outros remédios.
 
Mas atenção! Vale lembrar que a pílula evita uma gravidez indesejada, mas não as DSTs. Contra isso, só mesmo a camisinha!
 
1 - Durante a pausa de sete dias a menina continua protegida?
Sim. Se está tomando direitinho, se não esqueceu nenhum dos 21 comprimidos, nesse intervalo ela está segura. Mas o intervalo não pode passar de sete dias, senão começa a aumentar o risco de uma ovulação.
 
2 - O que é melhor: pílula, injeção, adesivo ou anel vaginal?
Depende muito da menina. Se ela for disciplinada e não esquecer, é melhor tomar a pílula. Mas há quem não se lembre do remédio todos os dias no mesmo horário, e aí, o índice de falha do método contraceptivo aumenta. Nesses casos, é melhor partir para injetáveis mensais, anel ou adesivo.
 
Thinkstock
O anticoncepcional não engorda, apenas pode
causar retenção de líquido
3 – Anticoncepcional engorda ou aumenta os seios?
Não. Ele pode causar retenção de líquido, mas a menina nunca pode pensar em aumentar os seios tomando anticoncepcional, ele serve pra evitar filhos.
 
4 - Alguns remédios cortam o efeito do anticoncepcional?
Sim. Alguns antibióticos, anticonvulsivantes e antidepressivos. E se tiver uma crise de vômitos ou diarreia pode ser que o organismo tenha dificuldade de absorção.
 
5 - Se esquecer de tomar em um dia, pode tomar dois no dia seguinte?
Quando esquecer, deve tomar assim que lembrar. Se só lembrar 24h após o horário correto de tomar o remédio, pode ingerir dois de uma vez. Se esquecer por dois dias seguidos, é melhor usar outro método contraceptivo durante os próximos dois ciclos e eventualmente parar aquela cartela e recomeçar outra em sete dias.
 
6 - Se esquecer ou atrasar a pílula com freqüência, ela perde o efeito?
Sim, se esquecer com freqüência em um mesmo mês, é melhor conversar com o médico e trocar o método.
 
7 - Pode tomar o mesmo anticoncepcional por vários anos?
Sim. Anticoncepcional não é como o shampoo, que deve ser trocado porque o cabelo acostuma! Se a garota se sentir bem com aquele anticoncepcional, se ele não tiver efeitos colaterais e ela estiver fazendo controle com um médico a cada seis meses, pode tomar continuamente durante o período que quiser.
 
8 - Após algum tempo tomando a mesma pílula, ela perde o efeito?
Não. Pelo contrário, quanto mais tempo usar, melhor é a adaptação e menor a necessidade de trocar o anticoncepcional.
 
9 - Quanto tempo após o início do uso o anticoncepcional faz efeito?
Se a garota começou a tomar a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, no sétimo ela já está segura, pois já está fazendo efeito. Mas nem sempre acontece de ela acertar o primeiro dia do ciclo, então o melhor é tomar uma carteira inteira.
 
10 - Anticoncepcional é prejudicial ao organismo? É preciso ficar alguns meses sem tomar, esporadicamente?
Não. Isso é um grande mito da década de 1970. A mulher tem que tomar continuamente, durante todo o período em que ela quiser evitar filhos. O anticoncepcional previne doenças como câncer de ovário e do endométrio e anemia, e traz benefícios como diminuição de fluxo, de cólicas e de TPM.
 
11 - A primeira cartela de anticoncepcional pode fazer a menstruação atrasar?
Pode causar um atraso pequeno, de alguns dias, e diminuir o fluxo, mas isso é normal.
 
12 - Qual é a idade recomendada para começar a tomar a pílula?
O ideal é que seja pelo menos depois de um ano da primeira menstruação.
 
13 - Se eu não seguir os dias que estão na cartela, vou ter algum problema?
Depende da pílula. Se ela for monofásica, aquela que tem a mesma quantidade de hormônios em todos os comprimidos, não tem problema.
 
14 - É normal sentir cólicas, mesmo tomando a pílula?
É normal. A cólica melhora muito, mas não necessariamente desaparece completamente. Além disso, pode demorar alguns meses após o início do uso para que o anticoncepcional surta efeito sobre as cólicas.
 
15 - Pode tomar pílula do dia seguinte junto com o anticoncepcional?
Pode manter a cartela normalmente. Mas, se estiver tomando o anticoncepcional direitinho, todos os dias, no mesmo horário, não há necessidade de tomar a pílula do dia seguinte.
 
16 - Pode tomar anticoncepcional e fumar?
A garota que tomar anticoncepcional não deve fumar, porque a pílula aumenta as chances de embolia e trombose, e o cigarro aumenta ainda mais essas alterações.
 
17 - Anticoncepcional ajuda a amenizar espinhas?
Existem alguns que têm efeito anti-androgênico, ou seja, diminui o efeito de hormônio masculino, então pode ajudar a amenizar espinhas.
 
18 - Tudo bem tomar anticoncepcional que inibe a menstruação na adolescência?
Tudo bem, se não quiser menstruar, a mulher deve conversar com o médico e ver se pode tomar continuamente a pílula.
 
19 - O quão confiável é o anticoncepcional?
De cada cem mulheres que tomam continuamente, de duas a três engravidam, o que é um risco bem baixo.
 
20 - Interromper o uso do anticoncepcional pode causar aumento de peso?
Não. Nem o início, nem o uso ou a interrupção influenciam o peso.
 
21 - Quem toma anticoncepcional por muito tempo pode ter dificuldade para engravidar?
Não, isso é um grande mito. Pelo contrário, a pílula protege a fertilidade da mulher, diminui o aparecimento de cistos e as chances de ter endometriose, maior causa de infertilidade, além de diminuir a incidência de infecções e aparecimento de pólipos e miomas.
 
iGirl

Nenhum comentário:

Postar um comentário