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segunda-feira, 5 de maio de 2014

Direitos do Paciente e Familiares é tema de campanha do CBA

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante exclusivo no Brasil da maior agência acreditadora em saúde do mundo, a Joint Commission International (JCI), acaba de lançar uma campanha em favor dos Direitos do Paciente e seus Familiares
O objetivo é fazer com que os hospitais acreditados, e também aqueles que buscam acreditação CBA/JCI, sigam os padrões estabelecidos no Manual de Acreditação para Hospitais da JCI/CBA, que apregoa que as instituições de saúde devem estabelecer a comunicação aberta e de confiança com os pacientes, respeitando seus valores culturais, psicossociais e espirituais. "O direito não deve ser apenas uma declaração de intenção, mas sim uma garantia de informação compreensível e de pleno atendimento de seus requisitos. O paciente e seu familiar devem ser parte desta ação", defende Heleno Costa Júnior, Coordenador de Educação do CBA.
De acordo com os padrões JCI/CBA não basta definir os direitos do pacientes, mas assegurar a continuidade dele, com a educação dos profissionais de saúde. A JCI e o CBA defendem ainda o uso do consentimento informado; a informação transparente aos pacientes sobre os seus direitos; e a inclusão dos familiares, quanto apropriado, nas decisões sobre os cuidados ao paciente. E, acima de tudo, o respeito à individualidade.
Para a chefe do setor de Marketing do CBA e idealizadora do projeto, a campanha objetiva “alertar os hospitais para o a importância de reforçar o respeito aos direitos dos pacientes nas práticas diárias”, diz Cristiane Henriques. A campanha Direitos do Paciente e Familiares, desenvolvida pela SB Comunicação, enfoca oito indagações comuns aos pacientes sobre seus direitos, entre elas, o pouco conhecimento sobre o procedimento a ser submetido, a relação paciente e seu cuidados, a falta de privacidade sobre o estado do paciente e a compreensão da prescrição médica. A peça em formato e-flyer está disponível no site do CBA. Para baixar, e usar gratuitamente, basta clicar em www.cbacred.org.br.

Esta é a quarta campanha desenvolvida pelo CBA em busca da melhoria da qualidade e segurança nos serviços de saúde. As demais campanhas foram: Metas Internacionais de Segurança do Paciente, Prontuário do Paciente e Gerenciamento de Risco.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
SB Comunicação, (21)3798-4357

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