Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de maio de 2014

Veja quais erros você não pode cometer na hora de malhar

Veja quais erros você não pode cometer na hora de malhar Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Descuidar da alimentação e não ter acompanhamento profissional são fatores prejudiciais à saúde e ao rendimento nos treinos
 
Engana-se quem pensa que para perder as gordurinhas o primeiro passo é matricular-se na academia e pronto. Antes de pegar pesado nos treinos, você deve fazer um exame para avaliar a sua saúde. O check-up é uma segurança para quem vai começar a praticar exercícios.
 
Segundo o fisiologista e personal trainer Paulo Gelatti, além dos exames, é recomendável ter acompanhamento profissional.
 
— Hoje ficou mais fácil aprender a se exercitar sozinho, basta acessar a internet ou assistir vídeos em casa que demonstram como malhar para perder a barriga ou ganhar massa muscular. Porém, fazer isso sem a orientação de um profissional pode provocar sérias lesões— alerta ele.
 
Somente um profissional habilitado saberá orientar a postura e a forma corretas de levantar um peso e executar um movimento sem danificar a coluna. As pessoas que praticam exercícios físicos sozinhos não têm conhecimento, e na hora do exercício é fundamental saber como se movimentar para não sacrificar as articulações.
 
O profissional em educação física é o único habilitado a ministrar a prática das atividades físicas. Além de ficar atento aos movimentos executados pelo aluno, ele orientará a respiração correta do movimento.
 
É hora de malhar
Depois que você se consultou com um fisiologista e fez todos os exames, como eletrocardiograma, teste ergométrico e exames de sangue, está liberado para matricular-se na academia e começar a malhar.
 
Mas para você não cometer erros, o especialista revela o que não deve ser feito para evitar que o seu rendimento físico seja comprometido:
 
Não entregar os exames
Esse é um erro muito comum. Muitos alunos enrolam para entregar os exames de avaliação física e outras acham chato ter que ir ao médico para iniciar a prática de exercícios físicos. Concluir esses exames é uma garantia de que o paciente apresenta boas condições de saúde para começar a se exercitar e conseguir alcançar bons resultados.
 
Esquecer-se do aquecimento
A vontade de malhar e ver logo o resultado é tão grande que alguns partem direto para os treinos sem fazer o aquecimento.
 
— Se você começa a se exercitar depressa demais, estará trabalhando com déficit de oxigênio, o que diminui o rendimento do exercício— explica Gelatti.
 
É importante se aquecer e preparar as articulações para o estímulo mais forte que virá a seguir. O aquecimento diminui o recrutamento de unidades motoras para manutenção da carga, ou seja, aumenta a força na musculação.
 
Ser o seu próprio personal trainer
Muitas pessoas não têm paciência para esperar os resultados da malhação. E, com o objetivo de acelerar o processo, acabam malhando do jeito que querem e não como manda um professor. Adotar essa postura pode prejudicar o seu rendimento físico, além de adquirir diversas lesões.
 
Fechar a boca
Algumas pessoas que começam a malhar tendem a se alimentar muito pouco, o que pode prejudicar na hora de fazer os exercícios físicos.
 
— Para quem malha é bom seguir uma específica dieta alimentar. Escolha os alimentos certos e mantenha uma alimentação balanceada rica em proteínas— sugere o fisiologista.
 
Não beber água
Beber água somente quando bate a sede pode prejudicar o seu rendimento e, consequentemente, os resultados.
 
Jejum e malhação não combinam
Ainda sobre a sua alimentação, é um erro fazer jejum antes ou depois de malhar. A sua alimentação deve ser saudável. É importante se alimentar a cada três horas.
 
Horas malhando
O iniciante deve saber que quantidade e qualidade não são a mesma coisa. O atleta deve ter a consciência que para alcançar resultados eficientes, é preciso malhar com moderação.
 
Enganar a si próprio
Os preguiçosos que vão uma vez por semana na academia tendem a recuperar os outros dias malhando por muitas horas, o que está errado. Para realmente perder calorias, estabeleça uma rotina de malhação.
 
Não desista
Geralmente, a maioria das pessoas entra na academia com um objetivo e logo param de malhar. Se você vai entrar numa academia, tenha foco e tente conquistar suas metas.
 
Mil abdominais para uma barriga perfeita
A última dica vale para as mulheres e também para os homens que fazem de tudo para ter uma barriga “sarada”. Exagerar nos abdominais e fazer de qualquer jeito não deixará a sua barriga lisinha, mas apresentará uma dor nas costas irreversível. Portanto, na hora de fazer esse exercício, peça ajuda do seu treinador e respeite seus limites.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário