Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de junho de 2014

Uso excessivo de celular e tablets pode provocar lesões graves nas mãos

Quanto mais cedo o uso de tablet, maior o risco de lesão
Dores nos dedos, punhos e mãos são cada vez mais comuns em jovens 

Você tem smartphone e tablet? Costuma usar de forma excessiva estes aparelhos? Então, saiba que estes “brinquedinhos” podem causar lesões sérias nos polegares, punhos e mãos, decorrentes dos movimentos excessivos e repetitivos dos músculos e tendões. Segundo o ortopedista Fabiano Nunes Faria, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, esses hábitos podem gerar inflamações locais.

— Entre elas, destaca-se a tenossinovite, decorrente de movimentos realizados diversas vezes seguidas, que gera um aumento no atrito dos tendões com sua membrana, causando inflamação.

O médico acrescenta que quanto mais cedo o uso desses gadgets é iniciado, maior o risco de lesão, já que o esqueleto dos jovens ainda está em desenvolvimento. Além das mãos e dos punhos, os polegares também são afetados, principalmente quando o assunto é relacionado ao uso de celular. Com o envio de mensagens e telas sensíveis ao toque, o polegar faz um movimento que, muitas vezes, a musculatura não está acostumada. Incômodos como dores no pescoço, nos ombros ou na coluna também costumam ocorrer, comenta o ortopedista.

— Por serem aparelhos que não estão preparados ergonomicamente para atividades contínuas, podem gerar desconforto também na postura.

Entre os outros sintomas estão rigidez muscular, limitação dos movimentos das articulações e cansaço, tanto muscular quanto visual. O problema pode ser diagnosticado por meio de análise clínica dos sintomas, ultrassom para avaliação da inflamação ou raio X. Como formas de tratamento são indicadas o uso de gelo, medicação, repouso ou reabilitação na fisioterapia.

— Quando diagnosticadas inicialmente, as inflamações são reversíveis. Mas quando não tratadas, podem danificar tendões e articulações, causando tendinite, artrose e, em determinados casos, com necessidade de procedimentos cirúrgicos.

Para evitar as dores musculares, o médico reforça que é preciso ficar atento à postura e ao tempo de uso desses aparelhos.

— Além disso, evite utilizar computadores na cama ou no sofá, faça intervalos após longo tempo na frente da tela e procure o médico em caso de dores.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário