Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de julho de 2014

Saiba como o laser pode substituir uma obturação dentária

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Edyta Pawlowska / Shutterstock
Quando o dente sofre algum tipo de dano em sua estrutura, o profissional costuma recorrer à obturação

Mas esse tipo de tratamento pode estar com os dias contatos. Um estudo feito pelo Instituto Wyss, de Havard, desenvolveu um procedimento que utiliza lasers para regenerar a dentina (parte dura do dente). 

A pesquisa, que foi feita inicialmente em ratos (que possuem a polpa dentária dos molares semelhantes a dos seres humanos), utilizou um laser infravermelho de baixo nível no dente do animal. Com isso, percebeu-se que as células da dentina conseguiam se recompor por estarem sendo estimuladas com a luz. 

Ainda segundo a pesquisa, uma vez que os raios eram disparados, era possível perceber um preenchimento da área danificada do dente por um material sintético, assim como na obturação.  Os lasers de baixa potência já vêm sendo utilizados para estimular o crescimento de cabelo ou pele e que, portanto, poderiam trazer os mesmos benefícios aos dentes.

Porém, segundo alguns pesquisadores, por mais promissores que sejam os resultados desse estudo, ainda levará muito tempo (pelo menos uma década) para que essa técnica seja aplicada de fato em seres humanos.

Aplicação de laser pode frear evolução cárie nos dentes

- Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP mostrou resultados favoráveis no uso de laser para a prevenção de cárie radicular (na raiz dos dentes)

- A pesquisa comprovou que o tratamento com laser possui uma boa eficiência na remoção da cárie e tem alta aceitabilidade pelo paciente

- A cárie radicular é uma das principais causas de perda dos dentes em adultos e acomete cerca de 40% a 60% da população. Este tipo de lesão atinge mais pessoas acima dos 50 anos

- O laser proporciona um tratamento mais tranquilo, pois não produz o barulho dos motorzinhos, e, em cavidades não muito fundas, normalmente não precisa de anestesia

- Uma outra pesquisa desenvolvida pelo mesmo time foi realizada com 35 crianças de 7 a 9 anos de idade, que tinham sinais da doença cárie e algumas lesões iniciais. Desta vez, o laser foi aplicado nos dentes de leite e permanentes para prevenir a cárie oclusal (esmalte). Em comparação com o tratamento convencional resina e flúor , o estudo teve resultado favorável para o uso de laser

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário