O
que pode trazer mais segurança ao paciente na hora de uma consulta ou tratamento?
Responder esta pergunta é o objetivo da nova campanha de Segurança do Paciente
desenvolvida pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante
exclusivo no Brasil da maior agência acreditadora em saúde do mundo, a Joint
Commission International (JCI)
Segundo
estudo apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no ano passado, de
cada dez pacientes, pelo menos um acaba passando por incidentes que resultam de
dano não intencional, decorrente da assistência.
Cerca de 67% dos casos poderiam ser evitados com a adoção ou reforço de medidas de segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Joint Commission International (JCI).
Cerca de 67% dos casos poderiam ser evitados com a adoção ou reforço de medidas de segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Joint Commission International (JCI).
Para
o coordenador de educação do CBA, Heleno Costa Júnior "a segurança do
paciente é uma responsabilidade individual de cada profissional que presta
cuidados de saúde". Por isso, para orientar estes profissionais a
assistirem melhor seus pacientes, a campanha do CBA destaca, entre outras
atitudes, a atenção ao paciente, o cuidado com a higiene das mãos, o
esclarecimento e a concordância ao iniciar procedimentos e tratamentos.
Além
disso, também dá dicas do que o paciente pode fazer para ter uma assistência
mais segura. Entre elas: perguntar tudo sobre seu tratamento, compartilhar
todos os seus sintomas com o profissional e alertar sobre possíveis alergias.
Diversificando às
campanhas anteriores, feitas em formato banner e cartaz, a campanha Segurança
do Paciente foi criada em tamanho flyer, objetivando que os hospitais acreditados
ou em preparação para acreditação da JCI possam imprimir a peça e distribuí-la
entre colaboradores, pacientes e familiares. Para baixar a arte, basta acessar
o site www.cbacred.org.br
A campanha Segurança do Paciente
é a quinta ação desenvolvida pelo CBA para seus parceiros. As outras quatro
foram: Prontuário do Paciente, Gerenciamento de Risco, Metas Internacionais de
Segurança do Paciente e Direitos do Paciente e Familiares.
ASSESSORIA
DE IMPRENSA
SB
Comunicação, (21)3798-4357
Cristina
Miguez, (21)98214-8996
Nenhum comentário:
Postar um comentário